Dólar reflete recursos do BC e tem queda frente ao real

O dólar fechou leve baixa frente ao real com um pregão marcado…

Do Mundo-Nipo com Agências

O dólar fechou em leve baixa frente ao real nesta sexta-feira (13), com um pregão marcado pela queda na demanda por moeda norte-americana no exterior.

O dólar fechou em baixa de 0,13 por cento, a 2,2301 reais na venda, após bater na máxima do dia de 2,2414 reais. O volume ficou em cerca de 1,4 bilhão de dólares, segundo a BM&F.

Nesta manhã, o Banco Central vendeu 4 mil swaps com vencimento em 2 de fevereiro do próximo ano, com volume equivalente a 198,7 milhões de dólares. Na operação, não foram vendidos contratos para 1º de dezembro deste ano.

Em seguida, vendeu a oferta total de até 10 mil swaps para rolagem dos contratos que vencem em julho. Ao todo, já rolou cerca de 42 por cento do lote total, que corresponde a 10,060 bilhões de dólares.

O ambiente mais positivo do mercado de câmbio brasileiro deve-se também às entradas de recursos. Nesta sessão, um fluxo pontual foi o responsável por levar a moeda norte-americana ao terreno negativo, segundo especialistas.

Depois de o Banco do Brasil captar 2,5 bilhões de dólares, foi a vez do Rioprevidência, fundo de pensão do Estado do Rio de Janeiro, captar 2 bilhões de dólares em títulos de 10 anos.

A intervenção do BC e os fluxos positivos evitaram ainda que a valorização do dólar mais cedo fosse mais forte, como acontecia no exterior. A divisa norte-americana subia frente a outras moedas emergentes, como a lira turca, e de países desenvolvidos, como o iene. Neste caso, após o Banco do Japão não mudar sua política monetária.

A decisão japonesa faz com que investidores busquem aplicações com mais retorno, segundo o analista do Societé Générale, Kit Juckes.

Com o desempenho dessa sessão, fica mais consolidada no mercado a visão de que o dólar voltou a ser negociada entre 2,20 e 2,25 reais, banda informal que tem sido negociado nos últimos meses. Para boa parte do mercado, esse intervalo agradaria ao BC, por não ser inflacionário e não prejudicar as exportações.

 

As informações das cotações de fechamento são fornecidas pelo Portal Financeiro Forex Pros/Investing.com.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Toyota apresenta carros inspirados em Pokémon durante Tokyo Toy Show 2014

Next Article

Produção industrial do Japão em abril é revisada para baixo

Related Posts