O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão cresceu mais que o esperado no segundo trimestre deste deste ano, saltando 4% na comparação com o trimestre de abril a junho do ano passado, o que representa o sexto trimestre consecutivo de expansão, segundo dados do governo publicados nesta segunda-feira (hora local).
Publicado pelo Escritório do Gabinete do Japão, o relatório mostra que o forte crescimento foi liderado pelo consumo privado e despesas de capital. O resultado marcou o ritmo mais rápido de crescimento desde janeiro a março de 2015. No trimestre anterior, a economia havia crescido 1,5%
A leitura preliminar para PIB japonês no segundo trimestre ficou acima da estimativa de aumento anualizado de 2,5% em pesquisa realizada pela agência ‘Reuters’ com economistas.
Na comparação com o primeiro trimestre, o desempenho entre abril e junho mostrou crescimento de 1%, contra aumento de 0,6% esperado pelos economistas. No primeiro trimestre, a economia do Japão expandiu 1% a uma taxa anualizada, de acordo com leitura revisada, um número bem abaixo da leitura preliminar de crescimento de 2,2%.
De acordo com a agência ‘EFE’, o consumo interno, principal pilar da economia japonesa, aumentou 0,9% em relação ao trimestre janeiro-março.