Bolsa de Tóquio bate 21 mil pontos e fecha semana com ganhos de 2,24%

Índice japonês renovou máxima em 21 anos e atingiu à quinta valorização semanal consecutiva.
Indice Nikkei da Bolsa de Valores de Toquio Foto Kyodo 13102017
Foto: Kyodo

A Bolsa de Valores de Tóquio saltou quase 1% nesta sexta-feira (13) e fechou a semana acumulando ganhos superior a 2%, refletindo o otimismo com as eleições previstas para o Japão, o que levou o índice Nikkei a atingir altas não vistas desde 1996, superando de maneira sólida o nível dos 21 mil pontos.

O Nikkei, índice que reúne as ações mais negociadas na capital japonesa, fechou em alta de 0,96%, 21.155,18 pontos, superando assim, pela primeira vez, o patamar dos 21 mil pontos e renovando sua máxima desde de dezembro de 1996.

Trata-se da nona sessão consecutiva de valorização do índice e a maior sequência de ganhos em quase um ano. A última vez que a Bolsa de Valores em Tóquio sofreu queda foi em 29 de setembro.

Como resultado, o Nikkei encerrou esta semana com alta acumulada de 2,24%, chegando à quinta valorização semanal consecutiva e após fechar setembro com o maior acúmulo de ganhos em um mês neste ano.

As ações que tiveram o melhor desempenho na bolsa japonesa foram das empresas SUMCO (+5,70%), Fast Retailing (+5,51%) e Yaskawa Electric (+4,86%), enquanto os papeis que mais sofreram baixa foi da Kobe Steel, que despencaram 8,73% devido ao escândalo da falsificação dos dados de qualidade do aço.

Investidores no Japão continuam a mostrar otimismo com as eleições no país, diante da expectativa de que o partido do premiê Shinzo Abe tenha um resultado forte.

Além disso, números de exportações do país mostram-se fortes e o Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) mantém sua política monetária mais relaxada. Nesta sexta-feira, dados positivos da balança comercial da China também colaboraram para o salto de quase 1% nesta sessão.

Entretanto, analistas ponderam que na segunda-feira o iene mais forte poderá influenciar na Bolsa de Tóquio e interromper sua longa série de nove pregões de ganhos.

Um iene forte tende a pressionar as ações de exportadoras japonesas. Mas se ainda assim o Nikkei subir pela décima vez consecutiva, ele atingirá uma marca que não é vista desde maio de 2015.

Do Mundo-Nipo
Fontes: Estadão Conteúdo | Agência IN.

Notícias relacionadas

» Bolsa de Tóquio sobe pela 8ª vez seguida e renova máxima em quase 21 anos
» 
Bolsa de Tóquio tem 7 altas seguidas e fecha no maior nível em 20 anos
» Bolsa de Tóquio fecha em alta e encerra semana com ganhos de 1,64%
» Bolsa de Tóquio cai, mas fecha mês com maior ganho em 2017

Total
0
Shares
Previous Article
Campo de exporacao de petroleo na Arabia Saudita Foto Creative Commons

Arábia Saudita reduz oferta de petróleo ao Japão

Next Article
Preco da gasolina no Japao Foto Reproducao NHK 13102017

Preço da gasolina no Japão atinge maior nível em 2 anos

Related Posts