Série de desastres naturais faz economia do Japão recuar no 3º trimestre

A contração entre julho e setembro reverte o forte crescimento de 3% registrado no trimestre anterior.
Porto de Toquio Foto Reproducao Nikkei Asian Review 900x550 18 11 18 min
©Nikkei Asian Review

A economia japonesa recuou no terceiro trimestre de 2018 devido em grande parte à queda dos gastos dos consumidores e das exportações após uma série de desastres naturais que atingiu o país nesse período, informou o governo do país nesta quarta-feira (14).

O Produto Interno Bruto (PIB)  japonês retrocedeu 1,2% em termos anualizados para o período entre julho e setembro, segundo os dados publicados pelo Escritório do Gabinete do Japão.

Durante o segundo trimestre do ano, o PIB japonês tinha avançado 3% anualizado e 0,8% em relação a janeiro-março, segundo os dados revisados do governo.

Além disso, a terceira maior economia mundial se contraiu 0,3% em comparação com o trimestre anterior, revertendo o crescimento de 0,8% registrado entre abril e junho.

O consumo doméstico, principal pilar da economia japonesa, retrocedeu 0,1% em comparação com o trimestre precedente e 0,5% anualizado.

A despesa dos lares é uma peça-chave na estratégia conhecida como “Abenomics”, que pretende criar um “círculo virtuoso” de lucros corporativos, aumentos salariais e altas de preços para tirar o Japão do seu longo ciclo deflacionário.

No entanto, este componente se viu lastrado pela série de desastres naturais que castigaram o país asiático no terceiro trimestre, entre eles as graves inundações no oeste em julho, o poderoso tufão que causou estragos na cidade de Osaka e arredores no início de setembro e o forte terremoto em Hokkaido em torno das mesmas datas.

As exportações, outro dos componentes que mais tinham contribuído para a sequência expansiva da economia nacional, também se viram afetadas pelas interrupções na produção e no fornecimento da indústria japonesa causada pelas catástrofes naturais, e se contraíram 0,3% em relação ao trimestre anterior e 7,1% anualizado.

O investimento de capital corporativo, além disso, diminuiu 0,2% entre trimestres e 0,9% frente ao mesmo período de 2017.

A contração registrada pela economia japonesa é a mais pronunciada desde a do último trimestre de 2015, e ocorre depois que o PIB retrocedeu entre os últimos meses de janeiro e março e avançou entre abril e junho.

Mundo-nipo
Fontes: Agência EFE | France Presse.

Total
0
Shares
Previous Article
Brasil e Japao empatam no sub 17 feminino Divulgacao FIFA Getty Images

Brasil e Japão empatam na abertura do Mundial Feminino Sub-17

Next Article
Fabrica de automoveis Foto Honda 900x550 min

Emprego no Japão: vagas em fábrica de autopeças em Gifu; até ¥1.400/h

Related Posts