SoftBank prevê seu maior prejuízo operacional na história

Grupo japonês culpou a “deterioração do mercado” causada pela pandemia, o que resultou em seu primeiro prejuízo anual em 15 anos.
Softbank Foto Stockvault 16042020 compressed
Foto: Stockvault

A SoftBank, uma das maiores corporações de telecomunicações do Japão, anunciou esta semana que está prevendo o seu maior prejuízo operacional na história. Por causa da crise do coronavírus, o grupo japonês espera que o fundo Vision Fund, de 100 bilhões de dólares, registre um prejuízo de 1,8 trilhão de ienes (cerca de 16,6 bilhões de dólares), o seu primeiro prejuízo em 15 anos.

A performance negativa do fundo, atribuída pelo Softbank à “deterioração do ambiente de mercado” em meio à pandemia de coronavírus, é um golpe para o presidente-executivo do Softbank, Masayoshi Son, que tentava recuperar sua reputação junto aos investidores.

As finanças do SoftBank estão sendo pressionadas pela aposta desastrosa na empresa de aluguel de escritórios WeWork e em outras startups que estão sendo impactadas pela pandemia.

A pandemia derrubou previsões de Son, que há dois meses havia dito que a “maré está virando” e apontou para uma recuperação da WeWork, forçando o grupo a realizar uma venda de ativos importantes para levantar recursos.

O Softbank afirmou que vai registrar prejuízo de 800 bilhões de ienes em investimentos fora do fundo, incluindo na WeWork e na operadora de satélites OneWeb, que no mês passado pediu recuperação judicial. O prejuízo líquido é previsto em 750 bilhões de ienes. As ações do Softbank acumulam queda de 11,7% neste ano e fecharam o dia em queda de 3,4%.

Fonte: Exame / Via Reuters.

Total
0
Shares
Previous Article
Misseis da Coreia do Norte lancados de plataformas moveis Foto KCNA

Coreia do Norte lança mísseis em direção ao Mar do Japão

Next Article
Bolsonaro apresenta Nelson Teich como novo Minstro da Saúde Foto Reuters

Bolsonaro demite Mandetta e coloca Nelson Teich na pasta da Saúde

Related Posts