A economia do Japão cresceu 0,6% no mês de agosto em termos reais, impulsionada, principalmente, pelo aumento da demanda externa, mostrou uma estimativa divulgada esta semana pelo Centro de Pesquisas Econômicas do Japão (JCER, na sigla em inglês).
As exportações cresceram 5,4%, elevando o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão para seu primeiro crescimento positivo em dois meses, segundo a avaliação.
Embora as exportações para os Estados Unidos e China tenham reduzido ligeiramente, as exportações automotivas para a Europa aumentaram em uma ampla margem. Porém, a demanda interna por veículo contraiu no mesmo período.
Por sua vez, o investimento em habitação encolheu 1%, enquanto os gastos de capital recuaram 0,6%, segundo informou o jornal financeiro Nikkei.
A estimativa positiva da JCER indica que o Produto Interno Bruto japonês tem potencial para registrar crescimento no terceiro trimestre. Um resultado positivo seria uma vitória da economia japonesa sobre os efeitos da pandemia, uma vez que o PIB do Japão desabou 28,1% no trimestre de abril à junho, a pior contração pós-guerra.
Do Mundo-Nipo (MN)
Fonte principal: Nikkei Asia.