PIB do Japão cresce 0,6% em agosto, diz prévia da JCER

Previsão é de que a economia japonesa cresça no 3º trimestre, após sofrer a pior contração pós-guerra no trimestre anterior.
Bandeira do Japão em Tóquio | ©Kyodo Images
©Kyodo Images

A economia do Japão cresceu 0,6% no mês de agosto em termos reais, impulsionada, principalmente, pelo aumento da demanda externa, mostrou uma estimativa divulgada esta semana pelo Centro de Pesquisas Econômicas do Japão (JCER, na sigla em inglês).

As exportações cresceram 5,4%, elevando o Produto Interno Bruto (PIB) do Japão para seu primeiro crescimento positivo em dois meses, segundo a avaliação.

Embora as exportações para os Estados Unidos e China tenham reduzido ligeiramente, as exportações automotivas para a Europa aumentaram em uma ampla margem. Porém, a demanda interna por veículo contraiu no mesmo período.

Por sua vez, o investimento em habitação encolheu 1%, enquanto os gastos de capital recuaram 0,6%, segundo informou o jornal financeiro Nikkei.

A estimativa positiva da JCER indica que o Produto Interno Bruto japonês tem potencial para registrar crescimento no terceiro trimestre. Um resultado positivo seria uma vitória da economia japonesa sobre os efeitos da pandemia, uma vez que o PIB do Japão desabou 28,1% no trimestre de abril à junho, a pior contração pós-guerra.

Do Mundo-Nipo (MN)
Fonte principal: Nikkei Asia.

Total
1
Shares
Previous Article
Trem Doraemon GO Foto Kyodo 01 compressed

Doraemon faz 50 anos e ganha trem no Japão

Next Article
Tanques de armmazenamento de agua contaminada na usina em Fukushima Foto Asahi

Japão vai liberar mais de 1 milhão de toneladas de água radioativa no mar

Related Posts