Bolsa de Tóquio fecha no nível mais baixo em quase um mês

A desvalorização do dólar ante o iene e novas quedas dos preços do petróleo influenciaram a bolsa japonesa.

Do Mundo-Nipo com Agências


 

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em queda expressiva nesta segunda-feira (15), marcando o quarto recuo nas últimas cinco sessões e atingindo o seu nível mais baixo em quase um mês.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, recuou 272,18 pontos, ou queda de 1,57% ante o fechamento anterior, encerrando o dia aos 17.099,40 pontos, seu pior resultado desde 17 de novembro. Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, caiu 20,36 pontos, ou recuo de 1,45% em relação à sexta-feira, terminando as negociações de hoje aos 1.379,29 pontos.

O volume das negociações nesta segunda-feira foi reduzida, totalizando 2.167,18 milhões de ações negociadas. Na sessão anterior, o volume das transações atingiu 3.106,44 milhões de ações.

A desvalorização do dólar em relação ao iene e novas quedas dos preços do petróleo no fim da semana passada foram os principais fatores para o desempenho negativo das ações negociadas em Tóquio.

O dólar tem enfraquecido em relação ao iene. Pouco depois do fechamento da Bolsa de Tóquio, a moeda norte-americana caía para 118,58 ienes, de 118,67 ienes no fim da tarde de sexta-feira. A fraqueza do dólar é prejudicial para as exportadoras japonesas, que registram suas receitas na moeda norte-americana.

A vitória do partido do primeiro-ministro Shinzo Abe, o Partido Liberal Democrata (PLD), nas eleições parlamentares realizadas no domingo, não influenciou o mercado de ações de Tóquio. Isso porque, segundo analistas, o resultado já era esperado.

“As eleições foram apenas um fator a mais de liquidez para o mercado, uma vez que o atual governo, liderado por Abe, vai continuar com sua ambiciosa política de reaquecer a economia japonesa”, disse Junichi Wako, estrategista do banco Nomura. “Agora, os analistas estão no aguardo pelo pacote de estímulos prometido pelo primeiro-ministro até o fim do ano”, afirmou.

As empresas exportadoras, mais sensíveis ao comportamento do iene, registraram as principais perdas de hoje. A Kyocera caiu 2,4%, a TDK recuou 3,0% e a operadora de telefonia celular KDDI fechou em queda de 1,5%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Bolsa de Tóquio abre em baixa de 1,41%

Next Article

Primeiro-ministro do Japão promete aumento de salários

Related Posts