Juros baixos podem gerar nova crise, alerta presidente do BC do Japão

Kuroda disse que a queda dos juros afetou os lucros das instituições financeiras ao reduzir suas margens.
Haruhiko Kuroda em fevereiro de 2017 Foto Takuya Isayama Asahi
Foto: Takuya Isayama/Asahi)

O presidente do Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) Haruhiko Kuroda, ofereceu um forte alerta sobre os pontos negativos do afrouxamento monetário agressivo que os principais bancos centrais têm buscado. Segundo a agência de notícias ‘Reuters’, Kuroda disse que “a baixa lucratividade em instituições financeiras pode semear uma nova crise financeira”.

Segundo ele, as fusões e consolidações podem estar entre as opções para as instituições financeiras aumentarem a rentabilidade. A declaração indica que o presidente apela por passos mais ousados para lidar com o setor bancário regional do Japão.

Diante da inflação baixa e do fraco crescimento econômico, muitos bancos centrais como o Banco do Japão, o norte-americano Federal Reserve (Fed) e o Banco Central Europeu (BCE) adotaram medidas não-convencionais de afrouxamento monetário desde a crise financeira global de 2008.

Embora as medidas sejam necessárias para reanimar o crescimento, a queda dos juros afetou os lucros das instituições financeiras ao reduzir suas margens, disse Kuroda.

“Um novo desafio surgiu sob a forma de baixa rentabilidade nas instituições financeiras”, disse Kuroda, acrescentando que o rápido crescimento no setor bancário sem regulação e novas tecnologias financeiras trazem grandes mudanças para o ambiente bancário global.

“Esses acontecimentos sugerem que um tipo diferente de crise financeira pode acontecer no futuro”, disse ele em uma conferência realizada nesta quinta-feira (16), conforme noticiou a ‘Reuters’.

(Da Agência Reuters)

Total
0
Shares
Previous Article
Mitsuko Uchida e Dorothea Roschmann em apresentacao no Carnegie Hall em 2015 Foto Hiroyuki Ito

Álbum clássico com participação de pianista japonesa ganha Grammy

Next Article
Refugiado sirios fazem exames em AmaFoto Reproducao NHK

Refugiados sírios fazem exame para estudar no Japão

Related Posts