Notícias

BC do Japão mantém política monetária e visão otimista da economia

Foto: Creative Commons

Apesar da visão otimista, altas do iene e queda nos preços das ações ameaçam a confiança empresarial e a frágil recuperação econômica.

O Banco do Japão (BoJ, na sigla em inglês) decidiu nesta quinta-feira (16) manter inalterada sua política monetária, mantendo ainda sua visão otimista sobre a economia japonesa, que tem apresentado fraqueza desde o ano passado.

Apesar da decisão, o BC japonês ofereceu uma visão ligeiramente mais fraca do cenário para a inflação ao consumidor do que em abril, dizendo que a “mudança anual no índice de preços ao consumidor deve ser ligeiramente negativa ou em cerca de 0% por enquanto”.

O banco central manteve sua promessa de elevar a base monetária, ou dinheiro e depósitos em circulação, a um ritmo anual de 80 trilhões de ienes. Também manteve em -0,1% a taxa de juros que aplica a algumas reservas excedentes que as instituições financeiras deixam no banco.

A decisão sobre a meta da base monetária foi por 8 votos a 1. A decisão sobre a taxa de juros negativa foi por 7 votos a 2.

(Com Agência Reuters)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta