A produção industrial do Japão cresceu 0,5% em abril na comparação com março, uma leitura melhor que a preliminar, que apontava avanço de 0,3% no quarto mês do ano, mostraram os dados revisados e divulgados pelo governo do país na última terça-feira, confirmando a melhora do indicador pelo segundo mês consecutivo.
O relatório revisado do Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) mostra ainda que Os embarques no país também acusaram melhora em relação ao dado preliminar, registrando alta de 1,6% em abril ante março. Na preliminar, o avanço foi de 1,5%. Já em relação aos estoques, o recuo mensal em abril não sofreu alteração e confirmou queda de 1,7%.
Segundo o METI, as indústrias que colaboraram em maior medida ao avanço da produção industrial japonesa em abril foram a química, a de maquinaria elétrica e a de maquinaria geral.
Dados de uma pesquisa realizada pelo Ministério mostram que os fabricantes japoneses esperam que a produção industrial cresça 2,2% em maio e avance 0,3% em junho.
A produção industrial, que mede o ritmo das fábricas japonesas, é considerada fundamental para antecipar o desempenho da economia do país, que é altamente dependente do setor manufatureiro.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.