Japão criará comissão para viabilizar abdicação do imperador

Abe está formando um painel de especialistas em Constituição, direito administrativo, história e cultura tradicional japonesa.
Imperador Akihito e Imperatriz Michiko visitaram Yamagata em 09 2016 Kyodo
Mesmo com a saúde debilitada, o imperador Akihito, junto com a imperatriz Michiko, visitou Yamagata recentemente (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, pretende criar uma comissão de especialistas para viabilizar a abdicação do imperador Akihito, de 82 anos, que recentemente afirmou, em discurso transmitido em cadeia nacional, que a idade avançada e saúde debilitada têm dificultado no cumprimento de suas obrigações como monarca, informou nesta sexta-feira (16) a agência de notícias ‘Kyodo’ citando uma fonte ligada ao governo.

A intenção de Abe é anunciar um “plano de abdicação” durante a sessão da Dieta (Parlamento Japonês) extraordinária a ser convocada em 26 de setembro. Segundo a fonte, o governo decidiu buscar a opinião de especialistas antes de iniciar os procedimentos legais em resposta ao discurso do imperador em 8 de agosto, no qual ele indicou desejo de abdicar.

Os membros da comissão governamental, provavelmente, incluirão acadêmicos especializados na Constituição, direito administrativo, história e cultura tradicional japonesa, disse a fonte.

“Embora a criação da comissão tenha sido inicialmente planejada para ocorrer este mês, seu lançamento poderá ser adiado até outubro ou mais tarde”, acrescentou.

No início deste mês, o governo indicou intenções de criar uma legislação especial para possibilitar o processo de abdicação do imperador Akihito, uma vez que alterar a legislação que rege a Casa Imperial japonesa levaria muito tempo, em vista que a Constituição do país não prevê abdicação de seu monarca.

De acordo com fontes ligadas ao governo e citada pela ‘Kyodo’, a legislação especial se aplicaria só a uma parte de uma categoria (pessoa, coisa ou lugar). Neste caso, o monarca atual evitaria complicados trâmites sobre a modificação desta lei, como a possibilidade de estabelecer um sistema de abdicação permanente, explicaram as fontes governamentais.

A Constituição japonesa, que entrou em vigor em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial, bem como as leis originais que regem a Casa Imperial japonesa, que entrou em vigor na mesma época, veta a possibilidade de abdicação. Parte do texto diz que “o imperador desempenha funções de representação do Estado” (…) “Ele é o símbolo da nação e da unidade do povo”.

Para satisfazer a vontade de Akihito, seria necessária uma revisão do texto, com tramites julgados ainda pela Parlamento Japonês, o que levaria muito tempo, mesmo com o primeiro-ministro Shinzo Abe comprometendo realizar a reforma, mas “de maneira cuidadosa” e adequada.

Em 8 de agosto, o imperador Akihito sugeriu desejo de abdicar em mensagem televisionada à nação, após rumores de que ele teria manifestado esse desejo às pessoas próximas, o que foi amplamente divulgado pela mídia japonesa e internacional.

Em seu discurso televisionado, o segundo desde que chegou ao trono, em 1989, Akihito não disse diretamente que desejava abdicar, mas afirmou que enfrentava “muitas limitações” por causa da idade avançada e do seu estado de saúde.

Segundo a Kyodo, o monarca de 82 anos não deixou claro seu desejo de abdicar porque a Constituição japonesa, que além de não contar com abdicação, impede que o imperador se manifeste sobre temas políticos, portanto, uma referência explícita à abdicação poderia ser entendida como uma violação dessa regra.

“Estou preocupado que comece a ficar difícil para continuar a assumir minhas responsabilidades como símbolo do Estado, tal como fiz até agora”, afirmou Akihito no discurso. “Depois de duas operações cirúrgicas e por causa da minha idade avançada, comecei a sentir um declínio no meu estado físico”, afirmou o imperador, acrescentando que “não é possível continuar a reduzir perpetuamente” as tarefas que desempenha.

Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, com uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata. Desde então, o imperador começou a delegar a seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, algumas obrigações de sua agenda.

Naruhito, de 56 anos, tem uma filha. Na fila de sucessão vêm, logo em seguida, o irmão de Naruhito, Akishino, e Hisahito, de 9 anos, filho de Akishino. Apenas homens podem herdar o trono japonês.

A opinião pública tinha visto o processo legislativo empreendido para facilitar a renúncia do monarca em favor de seu primogênito, como uma via para reabrir o debate sobre outras possíveis modificações, como permitir o acesso de mulheres ao Trono do Crisântemo, uma questão foi abordada anteriormente após o nascimento da única filha de Naruhito, a princesa Aiko, de 14 anos.

Se ocorrer, a abdicação de Akihito seria a primeira na linha sucessória imperial japonesa desde a do imperador Kokaku em 1817.

Uma pesquisa realizada em meados do mês passado, após o discurso do imperador, mostrou que quase 90% dos japoneses são favoráveis a uma mudança legal nas leis do país para permitir a abdicação.

Contudo, a criação de uma legislação especial agilizaria o processo, mas possivelmente não abordaria uma modificação para permitir que mulheres tenham acesso ao Trono de Crisântemo.

Total
0
Shares
Previous Article
Tribunal de justica Foto Aflo Images 900 600 atualizado em 10 02 2016

Justiça adia julgamento de brasileiros acusados de assassinato no Japão

Next Article
Homem com machado invade escola no Japao Foto Reproducao ANN News

Homem com machado ataca escola no Japão por causa de barulho

Related Posts