O Parlamento japonês nomeou nesta quarta-feira (16) Yoshihide Suga, de 71 anos, como o novo primeiro-ministro do Japão, substituindo Shinzo Abe, que renunciou por motivos de saúde após quase oito anos como líder da terceira maior economia mundial.
Suga, que era o chefe de gabinete de Abe e porta-voz do ministro, recebeu 314 dos 462 votos em uma sessão extraordinária da Câmara Baixa.
Uma vez eleito nessa instância, o mais importante do Parlamento japonês, a votação foi passada para a Câmara Alta, com menos funções que a anterior e onde o partido governante do Japão também tem a maioria.
O Partido Liberal Democrático (PLD) elegeu Suga como novo líder na última segunda-feira (14), a fim de completar o mandato à frente do grupo que Abe deixou incompleto, até setembro do próximo ano.
Abe anunciou no dia 28 de agosto sua decisão de renunciar devido a complicações relacionadas à colite ulcerativa crônica que sofre desde a juventude e que pioraram nos últimos meses.
Ele foi primeiro-ministro por pouco mais de um ano entre 2006 e 2007 e também desde 2012, o que o torna o primeiro-ministro mais antigo na história recente do Japão.
Com Portal G1 Mundo / Via Kyodo.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.