Premiê japonês sugere diplomacia para desarmar Coreia do Norte

A declaração de Abe ocorreu um dia após a Coreia do Norte fracassar no lançamento de um míssil.
Shinzo Abe Foto Kyodo 02092017
Foto: Arquivo/Kyodo

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, defendeu nesta segunda-feira (17) a diplomacia como o melhor caminho para desarmar a Coreia do Norte, um dia depois de um fracassado teste com um míssil de Pyongyang.

“A Coreia do Norte está mostrando o seu poder militar, mas é importante manter a paz através de esforços diplomáticos”, afirmou Abe durante uma reunião do comitê do orçamento da Câmara Baixa da Dieta (Parlamento Japonês), ao ser questionado sobre o mais recentemente lançamento de um míssil.

De acordo com a emissora pública japonesa ‘NHK’, o chefe do executivo japonês pediu a Pyongyang que evite realizar mais provocações e considerou ser “necessário exercer mais pressão para que a Coreia do Norte responda seriamente ao diálogo”.

Abe disse que para atingir estabilidade na região é necessário que Pequim, o principal aliado de Pyongyang, use a sua influência, e que Washington e Seul façam o seu papel, salientando ainda a ideia de cooperação com a Rússia.

A Coreia do Norte efetuou no domingo (16) um lançamento fracassado de um míssil, que coincidiu com a chegada à Coreia do Sul do vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

Os Estados Unidos decidiram enviar para a península coreana o porta-aviões nuclear ‘Carl Vinson’ e a frota de ataque, após o regime do líder Kim Jong-un efetuar o lançamento de outro projétil em 5 de abril.

Contradizendo a recente postura diplomática de Abe, navios de guerra estão sendo enviados pelo Japão à península em questão. Segundo o jornal britânico “The Guardian”, as movimentações militares no Mar da China em direção à Coreia são uma demonstração de poderio militar para forçar Pyongyang a aceitar um acordo sobre o desenvolvimento de seu programa nuclear e de mísseis balísticos.

Os exercícios entre as forças militares do Japão, EUA e Coreia do Sul vão envolver manobras conjuntas com helicópteros e melhoria das capacidades de detecção e seguimento do mísseis lançados pela Coreia do Norte.

Fontes: Agência EFE | NHK News Japan | Jornal de Notícias.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto em Kumamoto em 15 04 2016 Foto Kyodo AY3Z

Japão lembra 1º aniversário de fortes terremotos em Kumamoto

Next Article
Bandeiras japonesas nas ruas de Toquio Foto Stockvault 09 2016

BC do Japão diz que gastos dos consumidores estão ganhando força

Related Posts