Japão reduz previsão de crescimento para 2019

Apesar do descenso, a estimativa para a economia japonesa é melhor do que as perspectivas do banco central e do setor privado.
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 29 04 2016
©Stockvault

O governo japonês pretende reduzir sua previsão inicial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para o ano fiscal de 2019. Segundo o jornal financeiro ‘Nikkei’, a nova projeção de crescimento real da economia japonesa é de 1,3%, ante os 1,5% anunciados inicialmente em julho.

O Gabinete do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, deve aprovar esta semana a nova previsão, que servirá de base para a elaboração de propostas orçamentárias. Apesar do descenso, o número ainda é otimista em comparação com o crescimento inferior a 1% previsto pelo Banco do Japão (BoJ, o banco central japonês) e pelos economistas do setor privado.

As crescentes incertezas em relação à guerra comercial entre os Estados Unidos e a China, além de uma possível desaceleração da economia mundial, parecem estar entre as considerações. Mediante isso, o Japão está se preparando para aumentar sua taxa de imposto de consumo para 10% dos atuais 8% em outubro próximo.

“Um aumento de 1 ponto percentual no imposto sobre vendas reduz o PIB real do Japão em 0,3%”, estimou o Gabinete em setembro.

Para aliviar o impacto, o governo está planejando várias medidas de estímulo, benefíos extras e assistência na compra de casas e carros.

A estimativa de crescimento para o atual ano fiscal até março, também a ser revisada em breve, provavelmente será um aumento de 0,9%, abaixo do crescimento de 1,5% anunciado em julho.

No trimestre de julho a setembro, o PIB revisado do Japão encolheu 2,5% em termos anualizados, devido a uma série de desastres naturais, tais como inundações e terremotos que interromperam produções das indústrias de vários setores, principalmente o automotivo.

Nikkei Asian Review / Tradução Mundo-Nipo.

Total
0
Shares
Previous Article
Universidade Nihon Foto Aflo Images

Universidade do Japão admite fraude para beneficiar filhos de ex-alunos

Next Article
Ichigo daifuku mochi OtakuFood min

Receita de ichigo daifuku mochi: massa de arroz recheada com morango

Related Posts