O consumo privado no Japão no primeiro trimestre caiu menos do que a previsão de mercado, já que a demanda robusta por necessidades diárias em meio a pandemia do novo coronavírus compensou parcialmente o impacto nos gastos com serviços.
Responsável por mais da metade da economia de US$ 5 trilhões do Japão, o consumo doméstico no país caiu 0,7% no período de janeiro-março em termos anualizados, de acordo com dados preliminares divulgados ontem (18) pelo Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.
A leitura negativa, no entanto, é bem menor que a estimativa mediana de economistas, que previam descenso de 1,6% para o primeiro trimestre do ano.
Mesmo assim, o setor marcou o segundo trimestre consecutivo de declínio, com as famílias japonesas sofrendo os efeitos econômicos do coronavírus pouco meses depois de um aumento do imposto sobre o consumo em outubro passado, de 8% para 10%.
Enquanto isso, as despesas de capital caíram 0,5% no primeiro trimestre, após uma queda de 4,8% em outubro-dezembro do ano passado, mostraram ontem os dados do PIB, sugerindo que a incerteza sobre as perspectivas está desencorajando as empresas de aumentar os gastos, visto que o país caiu em recessão.
Em conjunto, a demanda doméstica caiu 0,7 ponto percentual do crescimento do PIB, enquanto a demanda externa caiu 0,2 ponto percentual.
Tudo isso pressionou o mercado de trabalho. A taxa de desemprego em março subiu para o nível mais alto em um ano, enquanto a disponibilidade de empregos caiu para um nível mais baixo de três anos.
Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Agência Reuters USA.
Resumo: Apesar de cair pelo segundo trimestre em meio aos efeitos do coronavírus, o consumo privado japonês recuou menos da metade prevista.
Tags: Consumidor Consumidor japonês Consumo doméstico Gastos do consumidor Economia, Economia japonesa, Destaque,
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.