Consumo privado no Japão cai menos que o esperado no 1º tri

Apesar de cair pelo segundo trimestre em meio aos efeitos do coronavírus, o consumo privado recuou menos da metade prevista.
Pessoas no centro de Dotombori em Osaka Foto Kyodo900x550 compressed
Osaka | Foto: Kyodo

O consumo privado no Japão no primeiro trimestre caiu menos do que a previsão de mercado, já que a demanda robusta por necessidades diárias em meio a pandemia do novo coronavírus compensou parcialmente o impacto nos gastos com serviços.

Responsável por mais da metade da economia de US$ 5 trilhões do Japão, o consumo doméstico no país caiu 0,7% no período de janeiro-março em termos anualizados, de acordo com dados preliminares divulgados ontem (18) pelo  Ministério dos Assuntos Internos e Comunicações do Japão.

A leitura negativa, no entanto, é bem menor que a estimativa mediana de economistas, que previam descenso de 1,6% para o primeiro trimestre do ano.

Mesmo assim, o setor marcou o segundo trimestre consecutivo de declínio, com as famílias japonesas sofrendo os efeitos econômicos do coronavírus pouco meses depois de um aumento do imposto sobre o consumo em outubro passado, de 8% para 10%.

Enquanto isso, as despesas de capital caíram 0,5% no primeiro trimestre, após uma queda de 4,8% em outubro-dezembro do ano passado, mostraram ontem os dados do PIB, sugerindo que a incerteza sobre as perspectivas está desencorajando as empresas de aumentar os gastos, visto que o país caiu em recessão.

Em conjunto, a demanda doméstica caiu 0,7 ponto percentual do crescimento do PIB, enquanto a demanda externa caiu 0,2 ponto percentual.

Tudo isso pressionou o mercado de trabalho. A taxa de desemprego em março subiu para o nível mais alto em um ano, enquanto a disponibilidade de empregos caiu para um nível mais baixo de três anos.

Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Agência Reuters USA.

Resumo: Apesar de cair pelo segundo trimestre em meio aos efeitos do coronavírus, o consumo privado japonês recuou menos da metade prevista.

Tags: Consumidor Consumidor japonês Consumo doméstico Gastos do consumidor Economia, Economia japonesa, Destaque,

Total
17
Shares
Previous Article
Porto de Kawasaki em Kanagawa Foto Hironobu Murayama 900x600 compressed

Japão entra em recessão após economia cair 3,4% no 1º trimestre

Next Article
Festival Nebuta Foto Wikimedia Commons 0957274 900x600 1

Nebuta Matsuri, um dos festivais de verão no Japão

Related Posts