Terremoto de magnitude 5,6 atinge o nordeste do Japão

O terremoto teve epicentro registrado na costa da província Fukushima.
Terremoto de 5.6 atinge nordeste do Japao em 20 04 2016 Foto Reproducao JMA 900x600. 02jpg

Um  terremoto de magnitude 5,6 graus na escala Richter atingiu a região de Tohoku (nordeste do Japão) na noite desta quarta-feira (hora local), informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês), acrescentando que não houve risco de tsunami.

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 21h19 locais desta quarta-feira (09h19 pelo horário de Brasília), com epicentro registrado na costa da província Fukushima, a uma profundidade 40 quilômetros. A agência alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) em amplas áreas de Tohoku.

O tremor foi sentindo mais intensamente em Morioka, na província de Iwate, atingindo intensidade máxima de 3 graus na escala japonesa (shindo), que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, não há informações sobre vítimas ou danos em edificações. Contudo, a agência de notícias ‘Kyodo’ informou que Companhia de Energia Elétrica de Tóquio (Tepco), que opera a danificada usina de Fukushima, emitiu um rápido boletim informando que o abalo sísmico não afetou as instalações no complexo nuclear.

O tremor de hoje em Fukushima ocorre em meio aos vários terremotos que têm abalado o sul do país, desencadeados por dois fortes sismos que atingiram a província de Kumamoto na semana passada, o que provocou desmoronamentos de várias construções e matou 48 pessoas, além de ferir mais de mil e deixar cerca de 123,5 mil desabrigados, segundo últimos dados reportados pelas autoridades locais e noticiados hoje pela emissora pública ‘NHK’.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam provocar verdadeiras tragédias em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Anime Gochuumon wa Usagi desu ka Foto Reproducao Edicao de montagem Mundo Nipo

Top 20 dos animes mais vendidos no Japão durante a 2ª semana de abril

Next Article
Bobinas de aco Foto Divulgacao Straub Metal

Produção de aço no Japão atinge a maior série de quedas desde 1999

Related Posts