Seoul diz que Tóquio está violando lei internacional

Recentemente, o Japão impôs restrições mais severas à exportação de materiais de fabricação de insumos de alta tecnologia para a Coreia do Sul.
Bandeiras de Japao e Coreia do Sul Foto Stockvault 072019
Foto: Stockvault

A Coreia do Sul acusou o Japão de violar a lei internacional ao adotar há quase três semanas restrições unilaterais de exportação à Coreia do Sul de componentes sensíveis de tecnologia.

No início deste mês, o Japão impôs restrições mais severas a exportações de materiais de fabricação de insumos de alta tecnologia para a Coreia do Sul.

O gabinete sul-coreano informou na sexta-feira (19) que está considerando “todas as opções” para responder às medidas japonesas, inclusive uma revisão no atual pacto de partilha de informações militares entre os dois países.

Kim Hyun-chong, vice-chefe do escritório de segurança nacional de Cheong Wa Dae (escritório do governo), contesta uma declaração do ministro do Exterior japonês, Taro Kono, de que os sul-coreanos não estejam cumprindo um tratado bilateral de 1965, violando a lei internacional.

A alegação do Japão é “simplesmente errada”, disse Kim.

“Foi o Japão que inicialmente violou a lei internacional por um ato ilegal contra a humanidade na forma de trabalho forçado”, disse ele.

Ele ressaltou que a Suprema Corte da Coreia do Sul havia decidido que o tratado não cobre a compensação pelo “crime desumano e violação dos direitos humanos” contra as vítimas coreanas que realizaram trabalho forçado em tempo de guerra.

Kim, que atua como vice-conselheiro nacional de segurança, disse que o governo não pode ignorar ou descartar a decisão do tribunal em um país democrático com a divisão constitucional de poderes.

O vice-conselheiro de segurança nacional da Coreia do Sul, Kim Hyun-chong, afirmou que o Japão tomou a medida de retaliação comercial enquanto os esforços diplomáticos para resolver o problema “ainda não tinham acabaram”.

Ele disse que a Coreia do Sul ainda está disposta a resolver a disputa histórica e as restrições à exportação do Japão via diplomacia, acrescentando que “todas as opções” estão na mesa.

“Nosso governo continua aberto a qualquer proposta construtiva, em reconhecimento à importância de se chegar a uma solução diplomática para a questão do trabalho forçado”, disse ele.

A Coreia do Sul espera discutir com o Japão “soluções razoáveis” que possam ser aceitas por vítimas e pessoas de países vizinhos, disse ele.

“À luz disso, pedimos ao Japão que retire as medidas injustificadas de restrição à exportação e se abstenha de comentários e medidas que possam exacerbar ainda mais a situação”, acrescentou Kim.

Um oficial de Cheong Wa Dae indicou mais tarde que o destino do Acordo Geral de Segurança de Informações Militares (GSOMIA) está entre as opções. Ele disse que Cheong Wa Dae examinará “objetivamente” a questão do GSOMIA, assinado em 2016 e estendido automaticamente a cada ano.

“Vamos dar uma olhada objetiva na GSOMIA qualitativa e quantitativamente em termos da informação que nós (temos) trocamos”, disse o oficial em inglês.

Início do conflito

A situação conflitante ocorre meses após a Suprema Corte da Coreia do Sul ter ordenado que empresas japonesas indenizem sul-coreanos que alegam terem sido forçados a trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial.

Entretanto, o governo japonês afirma que a questão do direito de exigir indenização foi resolvida de forma completa e definitiva sob um tratado celebrado em 1965, quando os dois países normalizaram seus laços.

Tóquio pediu que Seul estabelecesse um painel arbitral para solucionar a disputa, porém os sul-coreanos não responderam ao pedido, segundo noticiou a emissora pública NHK.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: Agência Brasil / Via Yonhap | NHK News.

Total
0
Shares
Previous Article
Vendas m lojas no Japao Foto Reproducao Reuters D20181029 2019 900x600 min

Inflação no Japão atinge menor nível em dois anos

Next Article
Festiva do Japao em Santa Catarina Foto Mafalda Press

5º Festival do Japão em SC acontece no Museu Histórico em agosto

Related Posts