Notícias

Coreias prometem transformar península coreana em “terra de paz”

©Stockvault Free Stock Photos

O líder norte-coreano disse que vai abolir “permanentemente” suas principais instalações de mísseis.

Atualizado em 26/09/2018


Os líderes da Careia do Sul e do Norte chegaram a um importante acordo na quarta-feira, no qual se comprometeram transformar a península coreana em uma “terra de paz”, livre de conflitos e ameaças nucleares. O líder norte-coreano, Kim Jong Un, prometeu ainda abolir permanentemente as principais instalações de mísseis do país na presença de especialistas estrangeiros, um gesto que visa retomar as estagnadas conversas com os Estados Unidos sobre o programa nuclear de Pyongyang, informou a Agência Reuters.

Falando em coletiva de imprensa conjunta em Pyongyang, Kim e o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, disseram ter concordado em transformar a península coreana em uma “terra de paz sem armas nucleares e ameaças nucleares”.

Os dois líderes disseram que a Coreia do Norte também está disposta a fechar o principal complexo nuclear do país se os Estados Unidos tomarem “ação recíproca” não especificada.

Os compromissos feitos por Kim e Moon em sua terceira cúpula neste ano podem estimular as estagnadas negociações entre Washington e Pyongyang e abrir caminho para uma outra reunião que Kim propôs recentemente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Com informações da agência Reuters