Imperador do Japão já tem data certa para abdicar, diz Asahi

Fontes governamentais disseram ao jornal Asahi que a abdicação de Akihito ocorrerá em 2019.
Imperador Akihito 20140424 Foto Creative Commons 900x600 min
Arquivo / Creative Commons

O imperador japonês Akihito abdicará em março de 2019, cedendo assim o trono a seu filho mais velho, o príncipe Naruhito, afirmou nesta sexta-feira (20) o jornal ‘The Asahi Shimbun’ citando fontes ligadas ao governo do país que, por sua vez, se empenhou em preparar uma nova legislação para permitir a primeira abdicação no Japão em 200 anos.

De acordo com a publicação do ‘Asahi’, o primeiro ministro do Japão, Shinzo Abe, deverá anunciar a data após um encontro marcado para novembro com autoridades governamentais e membros da Casa Imperial.

Segundo as fontes, o imperador Akihito deverá abdicar em 31 de março de 2019. Com isso, o príncipe herdeiro Naruhito ascenderá ao Trono de Crisântemo no dia 1 de abril de 2019, dando assim o inicio de uma nova era [Era Heisei sob Akihito].

O imperador Akihito, de 83 anos, surpreendeu depois de expressar desejo de abdicar em agosto de 2016, após quase três décadas no trono, alegando motivos de saúde debilitada e idade avançada.

A nova data sucede a uma anunciada pela mídia japonesa em janeiro de 2017.

“O governo planeja deixar o imperador Akihito abdicar em 31 de dezembro de 2018 e mudar para uma nova era com a ascensão do príncipe Herdeiro Naruhito ao Trono do Crisântemo logo no dia seguinte, disseram fontes governamentais ao mesmo jornal Asahi no início do ano.

Até o momento, tanto o governo central como a Casa Imperial não confirmou a nova data citada pelas fontes do ‘Asahi’.

Contudo, é praticamente certo que Akihito cederá, em vida, o trono ao príncipe herdeiro, o que será a primeira abdicação na linha sucessória imperial japonesa desde a do imperador Kokaku, em 1817.

Saúde debilitada
Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, que inclui uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata.

Desde então, o imperador começou a delegar a seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, algumas obrigações de sua agenda.

Controversa linha de sucessão do trono japonês
Naruhito tem uma filha única, a princesa Aiko, de 15 anos, mas ela não poderá herdar o trono porque as leis da Casa Imperial Japonesa permitem somente imperadores homens. Com isso, na fila de sucessão vem, logo em seguida à Naruhito, o irmão mais novo dele, Akishino, e Hisahito, de 11 anos, filho de Akishino.

A opinião pública tinha visto o processo legislativo, empreendido para facilitar a renúncia do monarca em favor de seu primogênito como uma via para reabrir o debate sobre outras possíveis modificações.

Entre elas está a mais debatida, que é a mudança na lei para permitir o acesso de mulheres ao Trono do Crisântemo, uma questão foi abordada anteriormente após o nascimento da única filha de Naruhito.

Uma pesquisa nacional realizada no ano passado, após o discurso do imperador, mostrou que quase 90% dos japoneses são favoráveis a uma mudança legal nas leis do país para permitir a abdicação, bem como a ascensão de mulheres ao trono.

Do Mundo-Nipo
Fonte: Jornal The Asahi Shimbun.

» Saiba mais sobre a Família Imperial do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsa de Toquio 20102017 Foto Nikkei 900x550 02 min

Bolsa de Tóquio registra a maior série de ganhos em mais de meio século

Next Article
Masayoshi Son Foto Reproducao CNN

CEO do SoftBank promete investir 100 trilhões de ienes em tecnologia

Related Posts