Tóquio está elevando seu estado de alerta ao mais alto nível enquanto os convidados VIPs chegam à capital para participar da cerimônia de entronização do imperador Naruhito nesta terça-feira (22).
O Departamento de Polícia Metropolitana de Tóquio (MPD, na sigla em inglês) estabeleceu seu nível de segurança mais alto e assim garantir a segurança no dia da cerimônia Sokuirei-Seiden-no-Gi, que proclama a entronização oficial do imperador Naruhito.
A última vez que o MPD estabeleceu esse nível foi em julho de 1999, quando um sequestrador esfaqueou e matou o piloto de um jumbo durante um voo da All Nippon Airways de Tóquio para Hokkaido, no norte do Japão.
Convidados de mais de 160 países, entre Chefes de Estado e líderes de organizações internacionais, foram convidados para a cerimônia.
Pela primeira vez, a polícia de Tóquio recebe apoio de esquadrões de guarda-costas para proteger os dignitários estrangeiros.
Fortes acordos de segurança já estavam visíveis no centro de Tóquio no início de outubro, com postos de controle de veículos sendo montados e policiais uniformizados patrulhando as ruas.
A polícia implantará a Equipe de Resposta de Emergência (ERT) e a Equipe de Drones Interceptores no dia da cerimônia ao longo da rota que liga o Palácio Imperial e o Palácio de Akasaka, onde o Imperador Naruhito e a Imperatriz Masako vivem, bem como ao redor do edifício do Parlamento, dos Ministérios e do Gabinete do primeiro-ministro japonês Shinzo Abe.
Controle de tráfego em larga escala serão impostos entre os dias 22 e 23 de outubro, tais como, por exemplo, os trilhos internos da Linha Chuo-kanjo-sem. na Via Expressa Metropolitana, serão fechados, com exceções em determinadas áreas.
A polícia espera que o tráfego em muitas estradas seja afetado pelos movimentos dos convidados VIPs e outras ações relacionadas à cerimônia.
Do Asahi Shimbun / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com (MN).
? Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão.