Notícias

Imperador Naruhito ascende oficialmente ao trono do Japão

Imperador Naruhito proclama sua entronização | Foto: Kyodo

Aos 59 anos, Naruhito se tornou o 126º imperador do Japão. O novo soberano prometeu permanecer “ao lado da população como símbolo da nação”.

O Imperador Naruhito ascendeu formalmente ao Trono do Japão nesta terça-feira (22), em uma cerimônia realizada no Palácio Imperial em Tóquio.

Naruhito, que assumiu o trono em maio, oficializou hoje sua entronização diante de dignitários do Japão e de outras nações, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Cerca de 2.000 pessoas assistiram quando as cortinas do Trono Imperial, chamado de “Takamikura”, foram abertas, revelando o Imperador Naruhito vestido em trajes tradicionais.

A Imperatriz Masako estava em uma estrutura menor, conhecida como “Michodai”, vestindo um quimono cerimonial.

Em um momento permeado por tradições, o Imperador proclamou oficialmente sua entronização.

“Depois de ter herdado anteriormente o trono com base na Constituição e na lei da Casa Imperial, ao país e ao mundo proclamo minha entronização. Prometo aqui que sempre rezarei pela felicidade do povo japonês e pela paz mundial”, disse Naruhito durante a cerimônia, que durou cerca de 30 minutos.

O novo soberano japonês ainda afirmou que permanecerá “ao lado da população para cumprir obrigações de símbolo da nação e da unidade do povo do Japão”.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, proferiu um discurso de congratulações em nome do povo japonês.

“Observando Sua Majestade como símbolo do Estado e da unidade da população, nós, o povo japonês, vamos agir, em um estado de mente renovado, com os melhores esforços para construir um futuro brilhante para o Japão, do qual nos orgulhamos, um Japão pacífico e cheio de esperança, e uma nova e próspera era de cultura, na qual o povo una seus corações e suas mentes de uma maneira exemplar.”

O discurso foi seguido por três rodadas de “banzai”, uma exclamação tradicional japonesa desejando vida longa.

Cerimônia teve desejos de Banzai para o Imperador | Foto: Kyodo

Aos 59 anos de idade, Naruhito se tornou o 126º imperador do Japão no dia 1º de maio, um dia após seu pai, o então imperador Akihito, de 85 anos, ter abdicado ao trono, um episódio inédito em mais de dois séculos da monarquia do país.

A cerimônia teve a presença de autoridades de 180 países. Além de Bolsonaro, também estiveram no palácio o rei Filipe VI, da Espanha, e o príncipe Charles, da Inglaterra.

Porém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou a Secretária dos Transportes, Elaine Chao.

Desde que ascendeu ao trono, Naruhito deu início a Era “Reiwa” (“bela harmonia”) e concluiu a Era “Heisei” (“realização da paz”).

Um cortejo estava planejado para o período da tarde. Entretanto, o governo japonês o adiou o desfile por três semanas em consideração às vítimas do tufão Hagibis, que atingiu o país neste mês.

*Veja fotos da cerimônia no site da Kyodo News.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News.

👉 Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão.