Imperador Naruhito ascende oficialmente ao trono do Japão

Aos 59 anos, Naruhito se tornou o 126º imperador do Japão. O novo soberano prometeu permanecer “ao lado da população como símbolo da nação”.
Imperador Naruhito proclama sua entronização Foto Kyodo
Imperador Naruhito proclama sua entronização | Foto: Kyodo

O Imperador Naruhito ascendeu formalmente ao Trono do Japão nesta terça-feira (22), em uma cerimônia realizada no Palácio Imperial em Tóquio.

Naruhito, que assumiu o trono em maio, oficializou hoje sua entronização diante de dignitários do Japão e de outras nações, incluindo o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.

Cerca de 2.000 pessoas assistiram quando as cortinas do Trono Imperial, chamado de “Takamikura”, foram abertas, revelando o Imperador Naruhito vestido em trajes tradicionais.

A Imperatriz Masako estava em uma estrutura menor, conhecida como “Michodai”, vestindo um quimono cerimonial.

Em um momento permeado por tradições, o Imperador proclamou oficialmente sua entronização.

“Depois de ter herdado anteriormente o trono com base na Constituição e na lei da Casa Imperial, ao país e ao mundo proclamo minha entronização. Prometo aqui que sempre rezarei pela felicidade do povo japonês e pela paz mundial”, disse Naruhito durante a cerimônia, que durou cerca de 30 minutos.

O novo soberano japonês ainda afirmou que permanecerá “ao lado da população para cumprir obrigações de símbolo da nação e da unidade do povo do Japão”.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, proferiu um discurso de congratulações em nome do povo japonês.

“Observando Sua Majestade como símbolo do Estado e da unidade da população, nós, o povo japonês, vamos agir, em um estado de mente renovado, com os melhores esforços para construir um futuro brilhante para o Japão, do qual nos orgulhamos, um Japão pacífico e cheio de esperança, e uma nova e próspera era de cultura, na qual o povo una seus corações e suas mentes de uma maneira exemplar.”

O discurso foi seguido por três rodadas de “banzai”, uma exclamação tradicional japonesa desejando vida longa.

Cerimônia teve gritos de Banzai para o Imperador Foto Kyodo
Cerimônia teve desejos de Banzai para o Imperador | Foto: Kyodo

Aos 59 anos de idade, Naruhito se tornou o 126º imperador do Japão no dia 1º de maio, um dia após seu pai, o então imperador Akihito, de 85 anos, ter abdicado ao trono, um episódio inédito em mais de dois séculos da monarquia do país.

A cerimônia teve a presença de autoridades de 180 países. Além de Bolsonaro, também estiveram no palácio o rei Filipe VI, da Espanha, e o príncipe Charles, da Inglaterra.

Porém, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou a Secretária dos Transportes, Elaine Chao.

Desde que ascendeu ao trono, Naruhito deu início a Era “Reiwa” (“bela harmonia”) e concluiu a Era “Heisei” (“realização da paz”).

Um cortejo estava planejado para o período da tarde. Entretanto, o governo japonês o adiou o desfile por três semanas em consideração às vítimas do tufão Hagibis, que atingiu o país neste mês.

*Veja fotos da cerimônia no site da Kyodo News.

MN – Mundo-Nipo.com
Fontes: NHK News | Kyodo News.

Veja mais notícias sobre a Família Imperial do Japão.

Total
0
Shares
Previous Article
Imperador Naruhito no ritual de entronização Foto Pool Agência da Casa Imperial

Imperador Naruhito realiza ritual de entronização

Next Article
Canudos japoneses reutilizáveis Foto Kyodo

Japoneses evitam canudos reutilizáveis por causa da ‘limpeza’

Related Posts