O governo do Japão divulgou seu relatório econômico mensal nesta quarta-feira (23), no qual deteriorou sua avaliação sobre a economia pela primeira vez em cinco meses, citando que a consideração negativa se deve à fraqueza do consumo doméstico, o que reforça as apostas de que o governo do primeiro-ministro Shinzo Abe anunciará em breve mais estímulo fiscal e assim tentar tirar a terceira maior economia do mundo da estagnação.
“A economia do Japão continua a caminho da recuperação, mas podem ser vistos mais pontos fracos na economia”, disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico relativo ao mês de março.
“Entretanto, há riscos, incluindo a desaceleração das economias emergentes. Precisamos também prestar atenção aos mercados financeiros internacionais”, afirmou um oficial do gabinete.
Segundo a agência de notícias ‘Reuters’, a avaliação marca uma piora em relação ao mês passado, quando o Escritório do Gabinete disse que “a fraqueza na economia ainda era limitada”.
O governo piorou sua avaliação do consumo para dizer que os gastos do consumidor estão estáveis. Entretanto, melhorou sua avaliação dos gastos de capital e exportações, mas alguns economistas demonstraram mais cautela porque a renovada desaceleração nas economias externas pode fazer com que as exportações e investimentos empresariais caiam rapidamente, conforme noticiou a ‘Reuters’.
(Com informações da Agência Reuters)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.