Japão estabelece comissão para discutir abdicação do imperador

O governo do Japão estabeleceu hoje uma comissão de especialistas, que se reunirão já em outubro.
Imperador Akihito Foto Asahi Agencia da Casa Imperial 900x600 min
Imperador Akihito (Foto: Asahi/Agência da Casa Imperial)

O governo do Japão estabeleceu uma comissão de especialistas para discutir formas de  viabilizar a abdicação do imperador Akihito, de 82 anos, que recentemente afirmou em discurso que a idade avançada e saúde debilitada têm dificultado no cumprimento de suas obrigações como monarca.

Nesta sexta-feira (23), o ministro chefe do gabinete e porta-voz do governo, Yoshihide Suga, disse em uma coletiva à imprensa que o painel formado por seis membros realizará sua primeira reunião por volta de meados de outubro.

Os componentes do painel incluem Takashi Imai, presidente honorário da Federação de Negócios do Japão, e Takashi Mikuriya, professor emérito da Universidade de Tóquio, entre outros especialistas da Constituição, direito administrativo, história e cultura tradicional japonesa.

Suga disse que, “dada à avançada idade do Imperador, será solicitado que o painel discuta, de forma imparcial, como reduzir o encargo do imperador referente aos seus deveres públicos, assim como a questão da abdicação”.

No início deste mês, o governo indicou intenções de criar uma legislação especial para possibilitar o processo de abdicação do imperador Akihito, uma vez que alterar a legislação que rege a Casa Imperial japonesa levaria muito tempo, em vista que a Constituição do país não prevê abdicação de seu monarca.

De acordo com fontes ligadas ao governo e citada pela ‘Kyodo’, a legislação especial se aplicaria só a uma parte de uma categoria (pessoa, coisa ou lugar). Neste caso, o monarca atual evitaria complicados trâmites sobre a modificação desta lei, como a possibilidade de estabelecer um sistema de abdicação permanente, explicaram as fontes governamentais.

A Constituição japonesa, que entrou em vigor em 1947, após o fim da Segunda Guerra Mundial, bem como as leis originais que regem a Casa Imperial japonesa, que entrou em vigor na mesma época, veta a possibilidade de abdicação. Parte do texto diz que “o imperador desempenha funções de representação do Estado” (…) “Ele é o símbolo da nação e da unidade do povo”.

Para satisfazer a vontade de Akihito, seria necessária uma revisão do texto, com tramites julgados ainda pela Parlamento Japonês, o que levaria muito tempo, mesmo com o primeiro-ministro Shinzo Abe comprometendo realizar a reforma, mas “de maneira cuidadosa” e adequada.

Em 8 de agosto, o imperador Akihito sugeriu desejo de abdicar em mensagem televisionada à nação, após rumores de que ele teria manifestado esse desejo às pessoas próximas, o que foi amplamente divulgado pela mídia japonesa e internacional.

Em seu discurso televisionado, o segundo desde que chegou ao trono, em 1989, Akihito não disse diretamente que desejava abdicar, mas afirmou que enfrentava “muitas limitações” por causa da idade avançada e do seu estado de saúde.

Segundo a Kyodo, o monarca de 82 anos não deixou claro seu desejo de abdicar porque a Constituição japonesa, que além de não contar com abdicação, impede que o imperador se manifeste sobre temas políticos, portanto, uma referência explícita à abdicação poderia ser entendida como uma violação dessa regra.

“Estou preocupado que comece a ficar difícil para continuar a assumir minhas responsabilidades como símbolo do Estado, tal como fiz até agora”, afirmou Akihito no discurso. “Depois de duas operações cirúrgicas e por causa da minha idade avançada, comecei a sentir um declínio no meu estado físico”, afirmou o imperador, acrescentando que “não é possível continuar a reduzir perpetuamente” as tarefas que desempenha.

Nos últimos anos, Akihito passou por uma série de enfermidades, com uma cirurgia cardíaca e tratamento para câncer de próstata. Desde então, o imperador começou a delegar a seu filho mais velho, o príncipe herdeiro Naruhito, algumas obrigações de sua agenda.

Naruhito, de 56 anos, tem uma filha. Na fila de sucessão vêm, logo em seguida, o irmão de Naruhito, Akishino, e Hisahito, de 9 anos, filho de Akishino. Apenas homens podem herdar o trono japonês.

A opinião pública tinha visto o processo legislativo empreendido para facilitar a renúncia do monarca em favor de seu primogênito, como uma via para reabrir o debate sobre outras possíveis modificações, como permitir o acesso de mulheres ao Trono do Crisântemo, uma questão foi abordada anteriormente após o nascimento da única filha de Naruhito, a princesa Aiko, de 14 anos.

Se ocorrer, a abdicação de Akihito seria a primeira na linha sucessória imperial japonesa desde a do imperador Kokaku em 1817.

Uma pesquisa realizada em meados do mês passado, após o discurso do imperador, mostrou que quase 90% dos japoneses são favoráveis a uma mudança legal nas leis do país para permitir a abdicação.

Fontes: NHK World Japan | Agência Kyodo.

Total
0
Shares
Previous Article
Terremoto Imagem Edicao Mundo Nipo HB586285 900x550 04 02 2016

Terremoto de magnitude 6,5 atinge a costa leste do Japão

Next Article
Rakuten Foto Kyodo 23092016

Japão tem 8 empresas entre as 100 mais inovadoras do mundo

Related Posts