Japão reforça segurança após atentados em Bruxelas

Abe disse que a medida é uma forma de prevenir o terrorismo e garantir a segurança dos cidadãos japoneses.
Bandeira do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 25032016
©Media Commons

O governo do Japão reforçou suas medidas antiterroristas, aumentando a segurança em aeroportos, usinas nucleares e outras infraestruturas sensíveis, como forma de prevenção após os atentados de terça-feira em Bruxelas, conforme noticiou nesta quinta-feira (24) a agência de notícias EFE citando a imprensa japonesa como fonte.

A Agência Nacional de Polícia (NPA, na sigla em ingês) aumentou o número de efetivos em aeroportos internacionais, edifícios governamentais, estações ferroviárias e outras áreas com grande fluxo de pessoas, informou hoje o jornal “Nikkei”.

Além disso, o Ministério da Justiça japonês começou a obter informações dos serviços de inteligência estrangeiros sobre todos os passageiros que têm como destino o Japão, com o objetivo de detectar antecipadamente indivíduos que possuem possíveis vínculos com organizações terroristas.

A guarda costeira japonesa, por sua vez, intensificou a vigilância marítima em torno das usinas nucleares do país, cuja maioria permanece desativada desde a catástrofe nuclear de Fukushima em março de 2011.

Todas essas medidas fazem parte da resposta do Executivo após os atentados de terça-feira no aeroporto internacional de Zaventem, que atende Bruxelas, e na estação de metrô Maelbeek da capital belga, que deixaram ao menos 31 mortos e aproximadamente 260 feridos.

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, afirmou na quarta-feira que seu país “deve aumentar a vigilância para prevenir o terrorismo e garantir a segurança de todos os seus cidadãos”.

Em dezembro do ano passado, o Japão já tinha decidido melhorar sua preparação nessa matéria coma criação de um departamento especial antiterrorista por causa das ameaças feitas pelo Estado Islâmico (EI) contra o país asiático, e também para fortalecer a segurança nos eventos internacionais que o país receberá nos próximos anos, como os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio.

Além disso, o Japão sediará no próximo mês de maio a cúpula do G7, nos dias 26 e 27, na cidade litorânea de Shima, no centro do país. Para garantir a segurança do evento, as autoridades preveem mobilizar um dispositivo especial com aproximadamente 20 mil policiais.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Bairro comercial de Ginza em Toquio Foto Wikimediaa Commons

Preços de imóveis no Japão sobem pela primeira desde 2008

Next Article
Crianca japonesa Foto Kellywu

Violência contra crianças atinge alta histórica no Japão

Related Posts