Preços de imóveis no Japão sobem pela primeira desde 2008

Os preços dos terrenos e imóveis tanto residenciais como comercias no Japão subiram pela primeira vez desde a crise financeira global.
Bairro comercial de Ginza em Toquio Foto Wikimediaa Commons

Os preços dos terrenos e imóveis tanto residenciais como comercias no Japão subiram pela primeira vez desde a crise financeira global, em 2008, informou o governo do país na última terça-feira, sinalizando que a alta é liderada pela forte demanda em áreas comerciais nas grandes cidades.

O preço médio, que também inclui imóveis para uso industrial, subiu 0,1% no período, recuperando-se de uma queda de 0,3% registrada no ano anterior, de acordo com a pesquisa anual do Ministério da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, que pesquisou os preços em 25 mil locais em todo o país a partir de 1º de janeiro de 2015 a 1º de janeiro deste ano.

O aumento foi liderado pela forte procura por imóveis comerciais, que subiram 0,9% depois de apresentar estabilidade no ano anterior. As transações foram especialmente boas nas grandes cidades, com elevação superior a dois terços em relação a outras áreas.

O Ministério afirma no relatório que o Japão viu um número recorde de visitantes estrangeiros em 2015, graças a um iene mais fraco e maiores esforços para promover o turismo. Isso resultou em demanda por imóveis, principalmente hotéis.

O centro comercial Shinsaibashi-suji, em Osaka, registrou o maior aumento dos preços de áreas comerciais, saltando 45,1% em relação ao ano anterior. Enquanto isso, a cidade de Kutchan, em Hokkaido, um local popular para casas de campo e perto de uma estação de esqui, registrou o maior aumento dos preços entre as áreas residenciais pesquisadas pelo Ministério, subindo 19,7% ante um ano antes. Ambos os locais são muito populares entre os turistas estrangeiros.

Por prefeitura, Osaka apresentou o maior crescimento dos preços de áreas comerciais, com um aumento de 4,2%.

Já o metro quadrado mais caro do território japonês está localizado debaixo de uma loja de instrumentos musicais e discos compactos, a Yamano Music, no bairro comercial de Ginza, em Tóquio, de acordo com o Ministério, que estima que o seu valor subiu 18,6%, para 40,1 milhões de ienes (US$ 358 mil). O local tem permanecido no topo do metro quadrado mais caro do Japão por 10 anos.

(Com Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Harumafuji vence Goeido no 12 dia do Torneio de Sumo de Primavera 2016 Foto Kyodo

Brasileiro perde no 12º dia do torneio em Ozaka

Next Article
Bandeira do Japao Foto Wikimedia Commons 900x600 25032016

Japão reforça segurança após atentados em Bruxelas

Related Posts