Do Mundo-Nipo com Agência
A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (25), impulsionada pela queda do iene, que chegou a 104,20 por dólar, um fator positivo para as exportações japonesas.
O índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na Bolsa de Tóquio, avançou 74,06 pontos (0,48%), fixando-se nos 15.613,25 pontos, após recuar 0,3% no pregão anterior, mas fechando a semana com uma robusta alta acumulada de 1,4%, em reflexo de uma sequência de nove altas, a maior desde o início do ano.
O volume nesta sessão, porém, foi o terceiro menor do ano, com apenas 1,56 bilhões de ações negociadas.
O desempenho das ações japonesas também refletia resultados corporativos dos EUA na sexta-feira (23), aliada ao discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen no mesmo dia, no qual a presidente disse que a continuidade do avanço visto no mercado de trabalho norte-americano pode levar à antecipação da alta nas taxas de juros.
Nesta segunda-feira, o dólar subiu ante o iene e o euro à medida que investidores apostavam que as taxas de juros estão caminhando em rumos divergentes nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, impulsionando as ações em Tóquio.
Promessas de estímulos de política dos chefes do Banco Central Europeu (BCE) e do BC do Japão pressionaram tanto o euro quanto o iene.
Entre os destaques da sessão, estiveram a Fast Retailing (+1,4%) e grandes exportadores do setor tecnológico, como Tokyo Electron (+0,8%), TDK (+1,5%) e Casio Computer (+3,9%), todos favorecidos pelo câmbio.
Por outro lado, a Chugai Pharmaceutical despencou 9,2% após a Bloomberg noticiar que a Roche decidiu não fazer uma oferta pela fatia de 40% que ainda não possui no grupo farmacêutico japonês.
(Com informações das agências Reuters, Estado e Kyodo)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.