Bolsa de Tóquio fecha em alta impulsiona por desvalorização do iene

Promessas de estímulos do BC Europeu e do BC do Japão pressionaram tanto o iene quanto o euro.

Do Mundo-Nipo com Agência

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em alta nesta segunda-feira (25), impulsionada pela queda do iene, que chegou a 104,20 por dólar, um fator positivo para as exportações japonesas.

O índice Nikkei, que reúne as ações mais negociadas na Bolsa de Tóquio, avançou 74,06 pontos (0,48%), fixando-se nos 15.613,25 pontos, após recuar 0,3% no pregão anterior, mas fechando a semana com uma robusta alta acumulada de 1,4%, em reflexo de uma sequência de nove altas, a maior desde o início do ano.

O volume nesta sessão, porém, foi o terceiro menor do ano, com apenas 1,56 bilhões de ações negociadas.

O desempenho das ações japonesas também refletia resultados corporativos dos EUA na sexta-feira (23), aliada ao discurso da presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), Janet Yellen no mesmo dia, no qual a presidente disse que a continuidade do avanço visto no mercado de trabalho norte-americano pode levar à antecipação da alta nas taxas de juros.

Nesta segunda-feira, o dólar subiu ante o iene e o euro à medida que investidores apostavam que as taxas de juros estão caminhando em rumos divergentes nos Estados Unidos, na Europa e no Japão, impulsionando as ações em Tóquio.

Promessas de estímulos de política dos chefes do Banco Central Europeu (BCE) e do BC do Japão pressionaram tanto o euro quanto o iene.

Entre os destaques da sessão, estiveram a Fast Retailing (+1,4%) e grandes exportadores do setor tecnológico, como Tokyo Electron (+0,8%), TDK (+1,5%) e Casio Computer (+3,9%), todos favorecidos pelo câmbio.

Por outro lado, a Chugai Pharmaceutical despencou 9,2% após a Bloomberg noticiar que a Roche decidiu não fazer uma oferta pela fatia de 40% que ainda não possui no grupo farmacêutico japonês.

(Com informações das agências Reuters, Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Quatro navios chineses invadem águas territoriais japonesas

Next Article

Brasileiros estão em 2º na lista de estrangeiros que mais cometem crimes no Japão

Related Posts