Bolsa de Tóquio fecha no maior nível em mais de seis anos

O índice Nikkei já acumula avanço de 950 pontos apenas em setembro.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio disparou nesta quinta-feira (25), fechando no nível mais alto em quase 7 anos, refletindo a valorização do dólar na casa dos 109 ienes, o que impulsiona a demanda por ações de companhias relacionadas à exportação.

No final das negociações, o índice Nikkei dos principais valores da Bolsa de Tóquio registrava um forte avanço de 206,69 pontos, alta de 1,28%, fixando nos 16.374,14 pontos. É o seu melhor resultado desde 2 novembro de 2007. O volume das transações totalizaram 2.379,69 milhões de ações negociadas, ante 2.164,05 milhões na véspera.

A recente empreitada de valorização do dólar sobre o iene fez o índice japonês avançar cerca de 950 pontos apenas em setembro. O resultado fez também com que o índice saísse do terreno negativo ao longo do ano, passando a acumular alta de 0,5%.

“A força da moeda ante o iene em meio a divergência das políticas monetárias entre os EUA e o Japão beneficia os exportadores, mas não é boa para as contas, já que o país asiático depende da importação de combustível fóssil desde o desligamento dos reatores nucleares”, disse Daisuke Uno, estrategista do Sumitomo Mitsui Banking Corp.

Analista de mercado acreditam que o dólar poderá ultrapassar o patamar 112 ienes até o fim do ano. Mas isso dependerá dos resultados da economia norte-americana. “A alta (dólar) se manterá enquanto a economia dos Estados Unidos der sinal de recuperação”, disse o estrategista do Deutsche Bank Taisuke Tanaka.

Entre os destaques de alta nesta sessão estão os fabricantes de carros e outras exportadores, como a fabricante de autopeças Denso, que saltou 4,3%, e a Fuji Heavy Industries com avanço de 4,2%. A Toyota Motor subiu 2,0%.

Entre as fabricantes de eletrônicos, a Panasonic avançou 1,3%, após notícias de que os planos da gigante de eletrônicos vai assumir uma participação de cerca de 50% da fabricante de autopeças Ficosa International AS, da Espanha, com o objetivo de impulsionar seus negócios relacionados com automóvel, um pilar da estratégia de crescimento da Panasonic.

(Com as Agências Estado e Kyodo)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Lista de confrontos para o 12º dia do Torneio de Sumô de Outono 2014

Next Article

Japão e EUA encerram negociações de livre comércio sem acordo

Related Posts