Notícias

Morre aos 117 anos a japonesa Miyako, a pessoa mais velha do mundo

Chiyo Miyako | Foto: Arquivo/NHK

Agora, o título de pessoa mais velha do mundo será conferido à japonesa Kane Tanaka, de 115 anos.

Atualizado em 02/08/2018


A japonesa Chiyo Miyako, reconhecida pelo Livro Guinness dos Recordes (Guinness World Records) como a pessoa mais velha do mundo, morreu no último domingo (22), aos 117 anos por causas naturais, confirmaram autoridades do Japão nesta sexta-feira (27), de acordo com a mídia japonesa.

Nascida em 2 de maio de 1901, Miyako tornou-se a pessoa mais longeva do mundo em abril de 2018, depois que Nabi Tajima, japonesa da ilha de Kikai, na província de Kagoshima, morreu aos 117 anos.

Segundo relato da família ao Guiness, Miyako era paciente e gentil com todos, principalmente com a família, médicos e seus tratadores. Ela adorava comer sushi e enguias.

Com a morte de Chiyo Miyako, o título de pessoa mais velha do mundo provavelmente será conferido pelo Guiness à japonesa Kane Tanaka, de 115 anos, que vive em uma casa de repouso em Fukuoka, no sul do Japão, segundo a mídia japonesa.

O homem mais velho do mundo, Masazo Nonaka, comemorou seu aniversário de 113 anos no dia 25 de julho na ilha de Hokkaido, no norte do Japão.

Saiba mais
» Morre a japonesa Nabi Tajima, a pessoa mais velha do mundo
» Guinnes reconhece japonês de 112 anos como o homem mais velho do mundo
» Pela 1ª vez, mais da metade dos idosos no Japão tem 75 anos ou mais
» Número de pessoas centenárias passa dos 67 mil no Japão

País onde as pessoas vivem mais
O número de pessoas centenárias no Japão bateu um recorde de 67.824 em setembro de 2017, isso representa 2.132 centenários a mais que em 2016, segundo os dados mais recentes do Ministério de Saúde do Japão, que sempre aproveita a comemoração do Dia do Idoso no país para publicar os dados.

O volume de centenários tem aumentado no Japão de maneira contínua desde 1971. As autoridades preveem que esta tendência continue, principalmente devido aos avanços em matéria de tratamentos médicos e pela conscientização sobre a saúde. Aliás, Japão é o país com a maior expectativa média de vida do mundo.

A pessoa mais velha do mundo de todos os tempos
A francesa Jeanne Louise Calment ainda detém o recorde mundial do Guinness para a pessoa mais velha de todos os tempos, tendo falecido em 1997, aos incríveis 122 anos de idade.

Do Mundo-Nipo
Fontes: NHK | Kyodo | ISTOÉ.