Japão nega pacto com França de manter atual poder da Nissan-Renault

Ministro japonês afirmou que não fez promessas a outros países sobre a governança da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi.
Nissan Renault Mitsubishi Montagem MN 02 min
Aliança Nissan-Renault-Mitsubishi | Foto Montagem Mundo-Nipo

O governo japonês desmentiu nesta terça-feira que o Japão tenha concordado com a França em manter a atual estrutura de poder da aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, após a detenção do seu presidente, o franco-brasileiro Carlos Ghosn.

“Não é certo em absoluto que tenhamos feito promessas a outros países sobre a governança (da aliança)”, disse o ministro de Economia japonês, Hiroshige Seko, em entrevista coletiva realizada hoje em Tóquio após uma reunião do gabinete de governo japonês.

O ministro de Economia, Comércio e Indústria do Japão se pronunciou assim ao ser perguntado sobre declarações do seu homólogo francês, Bruno Le Maire, que afirmou que tinha pactuado com Seko a manutenção das atuais regras de governança da Renault-Nissan-Mitsubish depois de uma reunião realizada entre ambos em Paris na quarta-feira passada.

Após a reunião da semana passada, Le Maire também se mostrou favorável a nomear outro alto executivo da Renault à frente da aliança após a destituição de Ghosn, algo que, se acontecer, manteria a influência do governo francês – principal acionista da empresa – sobre o grupo tripartite.

A este respeito, o ministro japonês disse que Tóquio “não pode dar instruções sobre gestão de pessoal ou governança” da aliança por não ter nenhuma participação no conglomerado, que ficou acéfalo após a queda do executivo franco-brasileiro, seu principal artífice.

“Só posso dizer que todas as partes implicadas devem discutir e tomar decisões com o consentimento das outras”, destacou Seko, que também insistiu que tanto Tóquio como Paris “reconfirmaram seu sólido apoio para manter a relação de cooperação entre Renault e Nissan”.

Após a detenção de Ghosn no Japão e a sua destituição como presidente da Nissan por supostas irregularidades fiscais, seu sucessor à frente da empresa, Hiroto Saikawa, deixou clara sua intenção de revisar a estrutura de poder tanto da cúpula diretiva da montadora japonesa como da aliança.

Saiba mais
» Mesmo preso, Ghosn é mantido na presidência da Renault

A Renault controla atualmente 43% das ações da Nissan Motor, enquanto a empresa com sede em Yokohama tem apenas 15% da francesa e conta com uma participação na Mitsubishi de 34%.

A Renault tem direitos de voto no Conselho de Administração da Nissan e o poder de escolher o principal responsável da aliança, mas a empresa japonesa não está representada na cúpula diretiva da francesa.

A empresa francesa também conta com o poder de escolher os máximos executivos da montadora japonesa, segundo as regras internas estipuladas por ambos fabricantes em 1999 quando a Renault resgatou a Nissan de uma iminente falência, reveladas pelo jornal financeiro japonês Nikkei.

A Nissan seria partidária de escolher um novo presidente dentre os atuais membros da sua cúpula diretiva, entre os quais Saikawa seria o favorito, uma decisão que será votada na junta de acionistas da empresa prevista para o próximo dia 17 de dezembro, segundo a imprensa japonesa.

Com a Agência EFE

Total
0
Shares
Previous Article
Banco do Japao Foto Aflo Images 900x600 28 04 2016

BC do Japão confia em reduzir balanço patrimonial sem prejudicar mercados

Next Article
Terremoto atinge Ibaraki em 27 11 18 Foto JMA 900x600 min

Terremoto de magnitude 5,0 abala a região leste do Japão

Related Posts