Notícias

Japão está perto de aprovar orçamento fiscal recorde de US$ 853 bilhões

Foto: Arquivo/Aflo Images

O maior orçamento fiscal da história do Japão deverá receber ‘sinal verde’ amanhã, quando passará pela Câmara Alta.

Depois de aprovado por parlamentares da Câmara Baixa, o maior orçamento fiscal da história do Japão deverá receber ‘sinal verde’ na manhã de terça-feira (29), quando passará por votação dos membros da Câmara Alta.

É praticamente certo que a Câmara Alta irá aprovar o orçamento recorde de 96,7 trilhões de ienes (US$ 853 bilhões) para o ano fiscal de 2016, que tem início em abril. O projeto conta com o apoio da coalizão governista e já passou pela aprovação da Câmara Baixa.

A exorbitante cifra é parte do plano do premiê japonês, Shinzo Abe, para promover o “engajamento de todos os cidadãos na sociedade”.

O plano inclui aumentar os gastos com cuidados médicos e asilos para idosos, bem como cortar as taxas cobradas nas creches do governo, o que ajudará a promover as mulheres no mercado de trabalho, já que a maioria das mulheres no país não trabalha porque tem de cuidar dos filhos e/ou de idosos, que incluem os avôs do marido.

Projetos sobre impostos também serão discutidos amanhã no Parlamento. Um deles propõe cortes de impostos corporativos.

Fontes: NHK News | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe uma resposta