Uma em cada 6 mulheres no Japão é vítima de violência, diz pesquisa

Na maioria dos casos, o agressor é o ex ou atual marido, companheiro ou namorado.
Violencia contra mulher Foto Stockvault 28 07 2017
Foto: Stockvault

Uma em cada seis mulheres no Japão já sofreu algum tipo de violência do companheiro, que inclui ex ou atual namorado e ex ou atual marido com união civil ou estável, segundo dados de uma pesquisa realizada por uma universidade japonesa e divulgada nesta sexta-feira (28) pela emissora pública ‘NHK’.

Liderada pelo professor Masahiro Tsushima, da Universidade Ryukoku, a pesquisa contatou 2.448 mulheres escolhidas aleatoriamente no oeste do Japão no decorrer do ano passado. Desse total, apenas 741 mulheres se prontificaram responder a pesquisa, isso porque “a maioria tem vergonha de admitir que foi agredida pelo próprio companheiro e tem medo de denunciar as agressões”, explica o professor Tsushima.

De acordo com o relatório do estudo, 126 mulheres, ou 17% do total, confessaram que sofreram agressão física, psicológica e/ou violência sexual.

Os dados revelam ainda que a maioria das vezes o marido é o agressor, com uma porcentagem de mais de 45%, ou seja, 53 mulheres.

“O mais preocupante é que nenhuma das entrevistadas que admitiram ser vítima de violência do companheiro procurou a polícia”, alerta Tsushima.

Morte por violência doméstica
Segundo o mais recente relatório da Secretaria do Ministério para a Igualdade de Gêneros, órgão do Ministério da Justiça do Japão, O número de homicídios diretamente relacionados à violência doméstica no Japão atingiu o recorde de 147 casos registrados em 2015, o que representa um novo recorde de vítimas fatais por agressão no lar.

O relatório mostra que, do total de homicídios, as mulheres representam aproximadamente 56% das vítimas, totalizando mais de 82 mortes registradas no passado, o que representa um novo recorde.

Já os casos confirmados envolvendo pessoas com ferimentos por agressão no lar, o número chegou a 2,6 mil registros. Desse total, as mulheres representam 2,5 mil das vítimas. Em relação a agressões com espancamento grave, houve 3,7 mil registros e as mulheres, mais uma vez, representam a maioria, totalizando 3,5 mil casos, de acordo com o relatório.

Para compilar os dados, o Ministério para a Igualdade de Gêneros usa como base os dados da Agência Nacional de Polícia do Japão (NPA, sigla em inglês) e dos centros de atendimento e proteção à mulher.

O alarmante aumento da violência doméstica no país, principalmente contra mulheres, levou o Ministério da Justiça a promover uma campanha de esclarecimento sobre os direitos da mulher. Consultas podem ser feitas por telefone (0570-070-810).

Total
0
Shares
Previous Article
Japones tomando sopa Foto Reproducao Tofugu 900

5 hábitos rudes que não são considerados falta de educação no Japão

Next Article
Kim Jong Un Foto Reproducao KCNA 900 600 04 03 2016 02

Japão amplia sanções contra Coreia do Norte

Related Posts