O nível de alerta para um vulcão em uma ilha no sudoeste do Japão foi elevado nesta segunda-feira (28), após um terremoto em grande escala ter sido registrado perto da cratera na noite anterior, advertiu a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O vulcão no Monte Shindake, localizado na ilha de Kuchinoerabu, na província de Kagoshima, teve o nível ampliado para 3, de um total de 5 na escala de alerta vulcânico.
De acordo com a JMA, o nível 3 significa que as pessoas devem manter distância da montanha, mas não implica na evacuação imediata das povoações mais próximas.
A montanha teve uma série de erupções vulcânicas com fluxos piroclásticos em dezembro e janeiro, mas o nível de alerta foi reduzido de 3 para 2 em junho, visto que nenhuma erupção havia sido registrada desde fevereiro.
“Existe a possibilidade de ocorrer uma erupção de magnitude semelhante à de janeiro, quando os fluxos piroclásticos atingiram um ponto a 1,9 km de distância da cratera”, disse uma autoridade da JMA em entrevista coletiva hoje (28).
Mediante isso, a Agência alertou sobre queda de rochas e fluxos piroclásticos a 2 quilômetros da cratera.
Em maio de 2015, todos os residentes da ilha foram evacuados para a Ilha Yakushima, cerca de 12 km a leste de Kuchinoerabu, após erupções explosivas do vulcão que é localizado a aproximadamente 130 km ao sudoeste da cidade de Kagoshima.
Da Kyodo News / Tradução e edição do Mundo-Nipo.com (MN).
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.