Bolsa de Tóquio cai mais de 1% após balanços decepcionantes de empresas

O índice Nikkei recuou após acumular valorização de quase 3% nas últimas cinco sessões até a véspera.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em baixa nesta quinta-feira (29), influenciada por balanços decepcionantes de grandes empresas, como a Canon, a Nintendo e a Komatsu, e seguindo ainda o movimento de perdas dos principais índices acionários dos Estados Unidos, que fecharam ontem em forte queda após o Federal Reserve (Fed), o banco central dos EUA, dizer que a economia do país está crescendo num ritmo sólido, sinalizando que permanece no rumo de aumentar a taxa de juros neste ano.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, caiu 189,51 pontos, recuo de 1,06% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.606,22 pontos, após acumular valorização de quase 3% até a véspera nas últimas cinco sessões.

Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, recuou 16,34 pontos, queda de 1,14% em relação ao fechamento anterior, terminando as negociações de hoje aos 1.413,58 pontos.

Ao concluir a primeira reunião de definição de política monetária do ano, na quarta-feira, o Fed demonstrou otimismo com a recuperação da economia norte-americana e disse que seria “paciente” em relação ao aumento dos juros, que se encontram em mínimas históricas desde 2008, sugerindo que o primeiro aperto monetário poderá ocorrer de fato este ano.

Com isso, a autoridade monetária minimizou as manobras urgentes feitas por outros bancos centrais neste mês para impulsionar suas economias enfraquecidas.

As perdas no mercado acionário japonês foram ampliadas após balanços decepcionantes de grandes empresas, contrariando as expectativas de que reportariam lucros fortes no trimestre.

Com isso, as ações em da Canon caíram 5,1% após a empresa divulgar lucro trimestral abaixo da expectativa. A Nintendo, cujos ganhos também vieram aquém do esperado, teve perda ainda maior em Tóquio, despencando 8,7%. A Komatsu, por sua vez, recuou 8,5%.

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar tem alta ante real com expectativa de reunião do BC dos EUA

Next Article

Produção global de montadoras japonesas bate recorde em 2014

Related Posts