O engenheiro Kota Nezu desenvolveu um miniveículo elétrico com carroceria produzida em tecido. Segundo ele, o material é feito em poliéster de algodão, o que o torna resistente à água.
Batizado de Rimono, o pequeno veículo tem 2,2 metros de comprimento e é equipado com motor elétrico de 6,8 cv. A bateria garante autonomia de 50 km, podendo alcançar velocidade máxima de 45 km/h.
O veículo, que acomoda o motorista e um passageiro, que deve ficar um tanto espremido no banco de trás, não possuiu volante e sim um guidão estilo motocicleta.
Rimono foi apresentado na semana passada em Omotesando, distrito de Tóquio, onde uma multidão de fotógrafos se aglomerou em uma rua estreita para registrar a apresentação do carro feito de “pano”, destacou a revista Forbes e seu site.
Nezu é famoso por ser o responsável pelo projeto do carro conceito de madeira ‘Toyota Setsuna’. Segundo o engenheiro, a produção comercial do Rimono deverá ter início já no ano quem vem.
O preço, porém, não foi revelado, mas acredita-se que será bem mais em conta do que os miniveículos normais, de acordo com o jornal financeiro Nikkei.
Os miniveículos, também chamados de ‘minicarros’ (que possuem motores inferiores a 660 centímetros cúbicos), são muito populares no mercado japonês graças ao baixo custo de manutenção, à eficiência no consumo de combustível e seu tamanho reduzido, além de terem incentivos fiscais.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.