Japão, China e Coreia do Sul encerraram ontem (28) as negociações sobre um tratado de livre comércio sem entrar em acordo no tocante à abolição de tarifas. A reunião de dois dias ocorreu em Seul e marcou a décima sessão das negociações entre os três países.
Representantes da China participaram acreditando na necessidade de acelerar as conversações à medida que a economia global ficou mais instável após o resultado da votação no Reino Unido sobre a saída do país do bloco europeu.
Segundo os representantes do Japão, os negociadores concordaram em começar oficialmente as discussões sobre a liberalização em cinco áreas. Entre elas, aquisições governamentais, finanças e movimentação de pessoas. Contudo, as divergências continuam no tocante ao mecanismo de liberalização do comércio que servirá de base para discutir tarifas.
Japão e Coreia do Sul querem um nível mais alto de liberalização. Já a China está relutante na abolição de tarifas, e dá mais ênfase à proteção de suas indústrias domésticas. Os negociadores concordaram em continuar as discussões.
Fonte: NHK News.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.