Primeira dama do Japão posta fotos de visita ao santuário de guerra

A atitude de Akie foi taxada como imprudente, pois ocorre logo após Japão pedir desculpas à Seul por escravidão sexual durante a II Guerra.
Shinzo Abe e Ake Abe Foto AJW Images 959x639 30 12 2015
Shinzo Abe e Akie Abe (Foto: AJW Images)

A primeira dama do Japão, Akie Abe, publicou em uma rede social fotos de sua visita ao polêmico santuário xintoísta de Yasukuni, em Tóquio, ligado ao passado militarista do país e fonte de atritos diplomáticos entre Tóquio e seus vizinhos.

Críticos consideram como “pouco prudente” a atitude da esposa do primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, já que a publicação das fotos coincide com o histórico acordo entre Japão e Coreia Sul. Os dois países chegaram a um consenso sobre a delicada questão das mulheres submetidas à escravidão sexual pelo exército japonês durante a Segunda Guerra Mundial.

Em vista do importante acordo alcançado na segunda-feira (28), as fotos da visita de Akie ao controverso santuário podem causar constrangimento entre Tóquio e Seul, como também gerar críticas por parte de Pequim. A península coreana e a China sofreram com o domínio colonial japonês de 1910 até o final da guerra, em 1945.

O santuário de Yasukuni honra todos os japoneses mortos em guerra entre o final do século XIX e 1945. Entre eles, no entanto, estão 14 políticos e oficiais do Exército Imperial condenados como criminosos pelo Tribunal Penal Militar Internacional para o Extremo Oriente ao término da Segunda Guerra Mundial.

(Com informações da Agência Kyodo)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article
Lancamentos de jogos de animes em 2016

Veja os games baseados em animes que serão lançados em 2016

Next Article
Japoneses lotam um trem bala na estacao de Osaka Foto Kyodo size 900x600 29 12 2015

Japoneses lotam voos, trens e estradas para viajar no feriadão de Ano Novo

Related Posts