Bolsa de Tóquio sobe após balanços positivos e fecha a semana em alta

Na semana, o índice Nikkei teve ganho acumulado de 0,9%.

Do Mundo-Nipo com Agências

A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em leve alta nesta sexta-feira (30), apoiada por balanços positivos de grandes empresas japonesas, mas teve seu ímpeto reduzido com o fortalecimento do iene sobre o dólar.

O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, subiu 68,17 pontos, alta de 0,39% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.674,39 pontos. Na semana, o índice teve ganho acumulado de 0,9%.

Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, avançou 1,49 ponto, leve alta de 0,11% em relação ao fechamento anterior, terminando as negociações de hoje aos 1.415,07 pontos.

No mês e no ano, o mercado acionário de Tóquio acumula valorização de 1,3%.

Nesta sessão, foram divulgados os resultados financeiros de algumas das grandes empresas do país, com a Advantest e a Nomura Holdings reportando balanços positivos. O ânimo dos investidores, no entanto, foi reduzido com o enfraquecimento do dólar ante o iene, em meio à especulação de que a próxima rodada de relaxamento monetário do Banco do Japão (BoJ), banco central japonês, talvez não venha tão cedo quanto estimado.

Entre os destaques do dia estava a fabricante de equipamentos para teste de chips Advantest, que saltou 9,3%, enquanto a corretora Nomura Holdings subiu 1,5%. Já a Toshiba avançou 2,3%, apesar de ter publicado balanço bem abaixo das expectativas.

Por outro lado, a Nippon Steel despencou 4,01%, após reduzir sua projeção de lucro para o ano fiscal devido a perdas extraordinárias em sua afiliada brasileira, a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil Ltda (VSB).

(Com informações das agências Estado e Kyodo)

*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar fecha em alta e retorna ao patamar de R$ 2,60

Next Article

Toyota investirá R$ 100 milhões em fábrica no Brasil

Related Posts