Do Mundo-Nipo com Agências
A Bolsa de Valores de Tóquio fechou em leve alta nesta sexta-feira (30), apoiada por balanços positivos de grandes empresas japonesas, mas teve seu ímpeto reduzido com o fortalecimento do iene sobre o dólar.
O Nikkei 225, índice que reúne as empresas mais negociadas da bolsa japonesa, subiu 68,17 pontos, alta de 0,39% ante o fechamento anterior, encerrando aos 17.674,39 pontos. Na semana, o índice teve ganho acumulado de 0,9%.
Já o Topix, indicador que agrupa os valores da primeira seção em Tóquio, avançou 1,49 ponto, leve alta de 0,11% em relação ao fechamento anterior, terminando as negociações de hoje aos 1.415,07 pontos.
No mês e no ano, o mercado acionário de Tóquio acumula valorização de 1,3%.
Nesta sessão, foram divulgados os resultados financeiros de algumas das grandes empresas do país, com a Advantest e a Nomura Holdings reportando balanços positivos. O ânimo dos investidores, no entanto, foi reduzido com o enfraquecimento do dólar ante o iene, em meio à especulação de que a próxima rodada de relaxamento monetário do Banco do Japão (BoJ), banco central japonês, talvez não venha tão cedo quanto estimado.
Entre os destaques do dia estava a fabricante de equipamentos para teste de chips Advantest, que saltou 9,3%, enquanto a corretora Nomura Holdings subiu 1,5%. Já a Toshiba avançou 2,3%, apesar de ter publicado balanço bem abaixo das expectativas.
Por outro lado, a Nippon Steel despencou 4,01%, após reduzir sua projeção de lucro para o ano fiscal devido a perdas extraordinárias em sua afiliada brasileira, a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil Ltda (VSB).
(Com informações das agências Estado e Kyodo)
*Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.