Terremoto de magnitude 4,3 abala o leste do Japão

Trata-se do terceiro terremoto com grau e profundidade semelhante que atinge Ibaraki em menos de cinco semanas…
Terremoto em Ibaraki 31 03 2016 Imagem Reproducao JMA

Um terremoto de magnitude 4,3 graus na escala Richter estremeceu nesta quinta-feira (31) a região de Kanto, no leste do Japão, informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA, sigla em inglês).

De acordo com a JMA, o terremoto ocorreu às 11h48 locais de quinta-feira (23h48 de quarta-feira pelo horário de Brasília), com epicentro registrado no sul da província de Ibaraki, a uma profundidade de 50 quilômetros. A agência afirmou que o tremor não causou risco de tsunami.

O abalo foi sentindo mais intensamente em áreas na província de Tochigi, além de Ibaraki, atingindo intensidade de 3 graus na escala japonesa, que vai até 7 – o grau de magnitude equivale à intensidade do terremoto no epicentro. Já a escala japonesa considera o nível de abalo sentido na superfície da terra.

Até o momento, autoridades locais não reportaram danos pessoais, nem prejuízos materiais causados pelo tremor. A JMA, no entanto, alerta para a possibilidade de réplicas (tremores secundários) no norte e nordeste do país.

Este é o terceiro terremoto com intensidade e profundidade semelhante que atinge a província de Ibaraki em cinco semanas, o que sugere tratar-se de réplicas ou “prenúncio de um terremoto mais possante que pode ocorrer nesta área em um futuro breve”, indica a agência de notícias ‘Kyodo’.

O Japão faz parte do chamado ‘Anel de Fogo do Pacífico’, uma das zonas sísmicas mais ativas do mundo, e sofre terremotos diariamente. Mediante a isso, o país possui uma infraestrutura desenvolvida para resistir tremores que poderiam ser fatais em outras partes do mundo.

*Para saber mais detalhes, como áreas atingidas e suas respectivas intensidades do tremor, visite a página com os dados do terremoto no site oficial da JMA.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Material radiotivo em depositos em Fukushima Foto Kyodo 900x600 30 02 2016

Destroços recolhidos em Fukushima serão reciclados para obras públicas

Next Article
Precos no Japao Foto Stockvault 900x600 Atualizado em 31 03 2016

Vendas no varejo do Japão têm primeira alta em quatro meses

Related Posts