Do Mundo-Nipo
O Japão está em alerta após a violação do espaço aéreo japonês por aviões caças russos na quinta-feira (07), afirmando que vai analisar cuidadosamente a intenção da Rússia.
Na última quinta-feira, dois aviões de guerra da Rússia invadiram o espaço aéreo do Japão fora da ilha de Hokkaido. Imediatamente após, a chancelaria japonesa apresentou um protesto as autoridades russas.
O governo japonês está levando o caso a sério, uma vez que tenha ocorrido logo após uma embarcação chinesa apontar um radar – capaz de guiar mísseis – contra um navio militar do Japão.
Segundo informações da rede NHK, o Ministério da Defesa russo negou a acusação, afirmando que não houve incursão no espaço aéreo.
Os dois países irão trocar informações de voo e analisar o que realmente aconteceu.
Diplomatas japoneses afirmam que a intenção da Rússia não parece coincidir com a atividade da China, dizendo que o governo russo tem tentado se manter neutro sobre a disputa pelas ilhas no Mar da China Oriental – que são controladas pelo Japão e reivindicadas pela China.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.