Do Mundo-Nipo
A China rejeitou fortemente a declaração do primeiro-ministro Shinzo Abe de que o Japão tem, historicamente e juridicamente, a soberania sobre as Ilhas Senkaku/Diaoyu, no Mar da China Oriental.
A porta-voz da chancelaria chinesa, Hua Chunying, disse nesta segunda-feira que a forma como o Japão retrata os fatos não importa, pois a verdade é que as ilhas pertencem ao território chinês.
Segundo informações da rede NHK, Hua instou o Japão a tratar a questão das ilhas corretamente e fazer esforços para melhorar as suas relações com a China.
O primeiro-ministro japonês fez as declarações sobre as ilhas durante uma reunião com o presidente norte-americano Barack Obama, em Washington, na última sexta-feira (22).
As Ilhas Senkaku são administradas pelo Japão, mas reivindicas pela China e Taiwan. As atividades marítimas na região por parte de Pequim têm aumentado, desde setembro do ano passado, quando o governo japonês comprou a maior parte das ilhas de um proprietário privado.
Para saber mais sobre Política, clique em mundo-nipo.com/politica. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.