Japão lembra 76º aniversário da bomba atômica em Hiroshima

A importante data foi marcada pela recusa do Comitê Olímpico em respeitar um minuto de silêncio durante os Jogos de Tóquio.
Parque Memorial da Paz em Hiroshima Foto Reproducao Kyodo 900x600 1
Parque Memorial da Paz em Hiroshima | ©Kyodo

A cidade de Hiroshima, no oeste do Japão, marcou hoje (6) o 76º aniversário de seu bombardeio atômico pelos Estados Unidos, com seu prefeito instando os líderes mundiais a mudarem da dissuasão nuclear para o “diálogo de construção de confiança”.

Na cerimônia anual, que foi reduzida mais uma vez este ano em meio ao aumento de infecções por Covid-19 no Japão, o prefeito de Hiroshima, Kazumi Matsui, pediu aos líderes mundiais que apoiassem um tratado da ONU para banir as armas nucleares que entrou em vigor em janeiro deste ano.

Após um minuto de silêncio às 08h15, hora exata do bombardeio atômico de 6 de agosto de 1945, o prefeito também destacou a importância de combinar esforços individuais, especialmente entre os jovens, para encorajar os Estados com armas nucleares a mudarem suas políticas.

“O caminho para a abolição não será fácil, mas um raio de esperança brilha dos jovens que agora estão assumindo a busca dos hibakusha”, disse ele, referindo-se aos sobreviventes dos bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki, cujos números têm diminuído rapidamente devido à sua velhice.

Matsui enfatizou que sua cidade no oeste do Japão nunca deixaria de preservar os fatos da catástrofe e de promover uma cultura mundial de paz.

“As armas nucleares são a última palavra em violência humana. Se a sociedade civil decidir viver sem elas, a porta para um mundo sem armas nucleares se abrirá”, disse ele.

Em seu discurso, o primeiro-ministro japonês Yoshihide Suga enfatizou a necessidade de “perseverar com iniciativas realistas” em direção ao desarmamento nuclear em meio ao severo ambiente de segurança e às crescentes diferenças entre as posições das nações.

1 minuto de silêncio

Nas Olimpíadas de Tóquio em andamento, os atletas e voluntários olímpicos não foram solicitados pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) a dedicar um momento de silêncio, apesar dos pedidos do governo da cidade de Hiroshima e de outros grupos para que participassem “em espírito”.

Os pedidos foram feitos depois que o presidente do COI, Thomas Bach, visitou Hiroshima em 16 de julho, uma semana antes da abertura das Olimpíadas, e pediu solidariedade global na construção de um futuro mais pacífico.

Quanto ao tratado da ONU para banir as armas nucleares, que atualmente tem 86 países signatários, Matsui pediu que o governo japonês o assinasse e ratificasse a fim de realizar uma “mediação produtiva” entre os Estados nucleares e não-nucleares.

O Japão se recusou a participar do Tratado sobre a Proibição de Armas Nucleares junto com os países com armas nucleares, uma vez que está “sob proteção nuclear” dos Estados Unidos.

Suga, que compareceu à cerimônia pela primeira vez como primeiro-ministro, não se referiu ao novo tratado em seu discurso, mas disse que o governo japonês continuará a se esforçar para tornar frutífera a próxima conferência de revisão do Tratado de Não-Proliferação Nuclear, encontrando um terreno comum entre os países.

Em uma mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, que decidiu mais uma vez renunciar à cerimônia devido à pandemia, disse: “A única garantia contra o uso de armas nucleares é a sua eliminação total”.

O número de convidados com assentos limitou-se a cerca de 880, menos de 10% do total de convidados em anos normais.

A cidade disse que autoridades de 86 países e da União Europeia compareceriam à cerimônia.

Ataque atômico

Uma bomba atômica com núcleo de urânio chamada “Little Boy”, lançada por um bombardeiro americano, explodiu sobre a cidade às 08h15 do dia 6 de agosto de 1945, matando cerca de 140.000 pessoas até o final daquele ano.

Uma segunda bomba atômica foi lançada sobre Nagasaki em 9 de agosto, e o Japão se rendeu seis dias depois, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial.

O número combinado de vítimas sobreviventes dos dois bombardeios atômicos, conhecidos no Japão como hibakusha, era de 127.755 em março, uma queda de cerca de 8.900 em relação ao ano anterior, informou o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, acrescentando que a idade média era de 83,94.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News.

Total
0
Shares
Previous Article
NFL Liga de Futebol Americano Foto NFL News 900x550 1

Veja informações importantes sobre a temporada da NFL 2021-2022

Next Article
Encerramento das Olimpiadas de Toquio queima de fogos Foto Reproducao Kyodo 900x600 1

Tóquio encerra os Jogos Olímpicos e passa bastão para Paris

Related Posts