Um atum-azul de 180 quilos foi arrematado por 4,51 milhões de ienes (cerca de R$ 103 mil) nesta segunda-feira (5), marcando o primeiro leilão do ano no mercado Tsukiji, em Tóquio.
O tradicional leilão no primeiro dia útil do ano no maior mercado de peixes do mundo teve início na madrugada desta segunda-feira, quando atacadistas bateram palmas em um ritual para pedir por bons negócios. Um sino especial foi tocado para indicar o começo das transações deste ano. No centro das atenções estava o leilão do atum, vindo de portos de todo o Japão e do mundo.
Capturado por pescadores do porto de Ohma, na província de Aomori, norte do Japão, o atum foi arrematado pelo chefe Kiyoshi Kimura, presidente da rede de restaurantes Zanmai, especializada em sushis.
saiba mais |
Atum é arrematado por 7,4 milhões de ienes no 1º leilão do ano do mercado Tsukiji |
Atum vermelho alcança o preço recorde de US$ 1,76 milhão em Tóquio |
Mercado Tsukiji está com os dias contados |
O chef Kimura, que é veterano em arrematar grandes atuns nos primeiro leilões do ano, disse que o atum será servido em seus restaurantes ainda hoje a noite. A estimativa dele é que o peixe seja servido para cerca de mil clientes.
Kimura disse à jornalistas que ficou “surpreso por arrematar o atum-azul por um preço tão baixo”. Isso porque no primeiro leilão do ano passado, o atum que ele arrematou custou 7,36 milhões de ienes. O recorde do leilão, no entanto, é de 155,4 milhões de ienes, que foi por um atum de 222 kg arrematado por Kimura no primeiro leilão do ano de 2013.
“Mas esse (atum) tem melhor qualidade”, afirmou Kimura ao comparar o atum que arrematou nesse leilão com o do ano anterior. “Estou satisfeito com a compra de um dos melhores atuns que já arrematei, ele tem uma boa forma e gordura na medida certa”, acrescentou.
O chefe veterano agora é o vencedor de quatro disputas consecutivas em leilões de Ano-Novo no Mercado Tsukiji – 2012, 2013, 2014 e 2015.
Fontes: Agência Kyodo | Jornal The Japan Time.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.