Adolescentes tailandeses são presos por vender balões contendo ‘gás do riso’

Dois tailandeses descobriram que rir nem sempre é o melhor remédio após serem presos por vender balões com gás hilariante para turistas na Tailândia.

Do Mundo-Nipo

Dois adolescentes tailandeses descobriram que rir nem sempre é o melhor remédio após serem presos por vender balões contendo gás hilariante para turistas na Tailândia, de acordo com o jornal tailandês Jakarta Globe.

 

Balões de gás (Foto: SXCPhotos)
A polícia disse que os dois foram presos enquanto vendiam os balões na estância turística de Pattaya (Foto: SXCPhotos)

 

Segundo o periódico, o casal de jovens, com idades entre 17 e 19 anos, foi preso na última quarta-feira, acusado de traficar substâncias controladas, que pelas leis do país, é punível com até cinco anos de prisão.

A polícia disse que os dois foram presos enquanto vendiam balões contendo óxido nitroso na estância turística de Pattaya, localizada na costa do golfo da Tailândia Oriental, a cerca de 150 km ao sudeste de Bangcoc.

O gás hilariante, conhecido localmente como “ar engraçado”, induz euforia e riso quando inalado. O produto é usado para diversas finalidades, incluindo como entorpecente para procedimentos médicos tais como tratamentos odontológicos, de acordo com a publicação do Jakarta Globe.

O óxido nitroso é legalmente disponível em muitos países ocidentais como também em outros países asiáticos, mas é controlado na Tailândia.

“Eles foram acusados ​​nos termos da legislação, que proíbe a venda ou importação de óxido nitroso”, disse Passkorn Paikit, tenente-coronel da Polícia de Pattaya, acrescentando que os balões são ilegalmente vendidos em outros pontos turístico do país.

O tenente-coronel disse ainda que esses balões geralmente são vendidos por 120 baht (R$ 9 ou US$ 3,80) cada, e seu efeito pode durar de cinco a dez minutos.

 

Como o gás do riso age no corpo

O gás do riso, ou hilariante, produz uma suave depressão numa região do cérebro relacionada aos sentimentos e à autocensura. Ao inalá-lo, a pessoa entra num estado de relaxamento e felicidade, podendo mesmo rir à toa. A sensação é parecida à de quando se exagera um pouco na bebida. Ainda não se sabe precisamente qual é o mecanismo de ação do gás, cujo nome correto é óxido nitroso (N2O).

Ele foi descoberto em 1772 pelo químico inglês Joseph Priestley. Alguns anos depois, verificou-se que o gás provocava uma sensação agradável ao ser inalado. Assim, não demorou muito para que a substância passasse a ser “inalada” durante festas.

Em 1844, o dentista americano Horace Wells percebeu que o gás tinha efeito anestésico por acaso: numa festa, Wells reparou que um dos convidados que havia inalado o óxido nitroso se machucou, mas não demonstrava sentir dor. Curioso, o dentista resolveu testar a substância e foi o primeiro paciente a ter um dente extraído após inalar o gás.

Em consultórios dos Estados Unidos, da Europa e de outros países espalhados pelo mundo, o óxido nitroso é usado há tempos. Já no Brasil só agora vem conquistando mais adeptos. “O paciente se mantém calmo e consciente, o que aumenta a segurança do procedimento odontológico”, diz o cirurgião dentista Luiz Alberto Ferraz de Caldas, diretor da Associação Brasileira dos Cirurgiões Dentistas, seção do Rio de Janeiro.

As informações são do portal Mundo Estranho, da Editora Abril.

 

Confira algumas cotações desta sexta-feira:

DÓLAR/IENE: cotação atual 98,72 / cotação anterior 98,72

EURO/DÓLAR: cotação atual 1,3380 / cotação anterior 1,3356

DÓLAR/EURO: cotação atual 0,7474 / cotação anterior 0,7487

LIBRA ESTERLINA/DÓLAR: cotação atual 1,5568 / cotação anterior 1,5589

DÓLAR/LIBRA ESTERLINA: cotação atual 0,6423 / cotação anterior 0,6415

FRANCO-SUÍÇO/ DÓLAR: cotação atual 1,0848 / cotação anterior 1,0832

DÓLAR/FRANCO-SUÍÇO: cotação atual 0,9218 / cotação anterior 0,9232.

As informações dos índices são do The Wall Street Journal.

 

Para saber mais sobre Mercado Financeiro, clique em mundo-nipo.com/mercados/noticias eCotações. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japonesa ZMP desenvolve eletrocardiograma portátil de 4cm²

Next Article

Princesa Tsuguko retorna ao Japão após visitar o Sri Lanka

Related Posts