Do Mundo-Nipo
Realmente é verdade que no Japão existem histórias em quadrinhos com temática de todos os tipos, a prova disso é um mangá com o título “O dia da dor menstrual”, que foi recentemente publicado no Twitter e onde está fazendo grande sucesso entre as mulheres.
O mangá tem sido motivo de inúmeros comentários na rede social, principalmente de usuários do sexo feminino, que o tem elogiado por mostrar autenticamente a temida época do mês para quase todas as mulheres.
Criado pela usuária Kazari Tayu, o mangá foi publicado no dia 11 de outubro em sua conta no Twitter, onde já tem 10.945 “retweets” e 6.463 curtidas até às 18h30 desta sexta-feira (25).
Os comentários são os mais diversos e praticamente todos de mulheres que têm se identificando com a história de “O dia da dor menstrual”.
Veja alguns dos comentários na conta da “mangaka Tayu” no Twitter:
“Eu me identifico totalmente com isso”.
“É simplesmente isso que acontece”.
“Desejaria que os homens pudessem sentir isso também”.
“Não tem posição ou remédio que funcione pra mim”.
“Uma banheira com água bem quente as VEZES resolve (risos)”.
“Eu nem vou trabalhar”.
“Ai, eu estou…!”.
“É assim mesmo que eu fico”.
“Nossa, essa sou eu nos meus dias…”
No Japão, onde as mulheres que trabalham podem tirar “licença menstrual” remunerada como parte de seus contratos, não é incomum que elas saiam mais cedo do trabalho para lidar melhor com a terrível dor em casa, de acordo com o portal japonês ‘You Pouch’.
Segundo o estudo do ginecologista César Fernandes, publicado na Revista Brasileira de Medicina, cerca de 33 milhões de brasileiras sofrem com cólicas menstruais a ponto de impactar sua produtividade no trabalho. A produtividade delas pode ser reduzida em até 70% nesse período, e 30% das que têm dor se afastam do emprego durante o período de cólicas menstrual.
Além de dicas sobre formas de conseguir algum alívio, “O dia da dor menstrual” relata em apenas cinco quadros, mas com extremo realismo, os momentos insuportáveis que quase todas as mulheres são obrigadas a passar mensalmente.
Veja os cinco quadros de “O dia da dor menstrual”:
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.