Culinária

Receita de sorvete de limão com tofu

A receita tem um toque da culinária japonesa por conta do tofu, que proporciona um leve sabor “azedinho” ao sorvete.

Além de refrescante e hidratante, o sorvete é um alimento rico em nutrientes, contendo proteínas, açúcares, gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais para uma nutrição balanceada.

De acordo com especialistas, o ser humano deve consumir de duas a três porções por dia do grupo dos laticínios, o que corresponde a duas bolas de sorvete.

A receita de sorvete a seguir tem um toque da culinária japonesa por conta do tofu (queijo de soja), o que proporciona um leve sabor “azedinho”, além de ganhar os benefícios à saúde proporcionados pela soja, um grande aliado na prevenção de vários tipos de câncer, bem como a vitamina C encontrada no limão, eficaz no combate aos radicais livres.

Ingredientes
• ½ kg de açúcar
• 750 ml de água
• 2 ovos grandes ou 3 pequenos para preparar a clara em neve
• 1 1/2 xícara (chá) de suco de limão
• 50 gramas de tofú (queijo de soja)
• Limão cortado em pedaços ou rodelas e folhas de hortelã para enfeitar

Modo de preparo

1. Em uma panela, coloque o açúcar, a água e deixe apurar no fogo baixo até que obtenha uma calda.

2. separe as gemas dos ovos e bata a clara em uma batedeira ou com um garfo num prato raso até que fique com um aspecto de neve

3. Bata no liquidificador a calda, a soja, o suco de limão e a clara em neve por 30 segundos. Despeje esta mistura em um recipiente com tampa.

3. Para vedar ainda mais o recipiente, coloque-o dentro de um saco plástico. Em seguida, deixe no congelador por, no mínimo, 5 horas ou até que fique com uma consistência firme, mas cremosa.

4. Com um pegador próprio para sorvete, coloque duas ou três bolas em uma taça ou tigela. Se preferir,  enfeite o centro com folhas de hortelã  e a borda com um rodela de limão.

Rendimento
5 a 6 porções

Tempo de preparo
10 minutos + 5 horas no congelador

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*