Receita de sorvete de limão com tofu

Além de delicioso, o sorvete de limão com tofu é super saudável, com um sabor incrivelmente exótico por conta do tofu (queijo de soja).
Sorvete de limao Foto Curly Girl Kitchen
©Asahi

Atualizado em 01/11/2022

O sorvete é o “doce gelado” mais consumido no mundo todo. A iguaria é gostosa de qualquer forma, seja na casquinha, no potinho, no palito ou até batido. Ele é tão saboroso que tem o poder de conquistar, até mesmo, os “corações mais gelados”, principalmente se tiver um sabor exótico como, por exemplo, sorvete de limão com tofu.

Pensando nisso, o Mundo-Nipo traz uma receita de sorvete de limão com um toque da culinária japonesa – estamos falando do tofu (queijo de soja).

Sorveteria Shinpachi-chaya, em Kyoto, é famosa por seus sorvetes com sabores exóticos | Foto Takoyakikun
Sorveteria Shinpachi-chaya, em Kyoto, é famosa por seus sorvetes com sabores exóticos | Foto Takoyakikun

Esse sorvete proporciona um sabor exoticamente delicioso. Ele também é ainda mais saudável do que os sorvetes convencionais por conta do limão associado ao tofu e seus já conhecidos benefícios à saúde.

Confira a receita abaixo:

Ingredientes
  • ½ kg de açúcar
  • 750 ml de água
  • 2 ovos grandes ou 3 pequenos para preparar a clara em neve
  • 1 1/2 xícara (chá) de suco de limão
  • 50 gramas de tofú (queijo de soja)
  • Limão cortado em pedaços ou rodelas e folhas de hortelã para enfeitar
Modo de preparo

1. Em uma panela, coloque o açúcar, a água e deixe apurar no fogo baixo até que obtenha uma calda;

2. Separe as gemas dos ovos e bata a clara em uma batedeira ou com um garfo num prato raso até que fique com um aspecto de neve;

3. Em um bom bom liquidificador, bata a calda, a soja, o suco de limão e a clara em neve por 30 segundos. Despeje esta mistura em um recipiente com tampa;

4. Para vedar ainda mais o recipiente, coloque-o dentro de um saco plástico. Em seguida, deixe no congelador por, no mínimo, 5 horas ou até que fique com uma consistência firme, mas cremosa;

5. Com um pegador próprio para sorvete, coloque duas ou três bolas em uma taça ou tigela. Se preferir,  enfeite o centro com folhas de hortelã  e a borda com um rodela de limão.

Rendimento
5 a 6 porções

Tempo de preparo
10 minutos + 5 horas no congelador

Informações Nutricionais

Além de saboroso e refrescante, o sorvete é um alimento benéfico à saúde, pois é hidratante e rico em nutrientes. Ele contém proteínas, açúcares, gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, K, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais para uma nutrição balanceada.

De acordo com especialistas, o ser humano deve consumir de duas a três porções por dia do grupo dos laticínios, o que corresponde a duas bolas de sorvete, seja ela de qualquer sabor.

Restrição de uso
Receita pertence à coluna Asahi Cooking, do Jornal Asahi Shimbun / Tradução e adaptação do Mundo-Nipo (MN). É permitida a reprodução em site/blog desde que seja fornecido os devidos créditos ao Mundo-Nipo, com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Total
4
Shares
Previous Article
Kane Tanaka completa 118 anos Foto Kyodo 900x660 1

Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo, completa 118 anos

Next Article
Pessoas em Toquio Foto Kyodo 122020 1

Japão decreta estado de emergência para Tóquio até 7 de fevereiro

Related Posts