Culinária

Aprenda a fazer carpaccio de salmão; incluindo o molho japonês

O carpaccio de peixe é igualmente ou até mais saboroso do que o tradicional carpaccio de carne, além de ser mais nutritivo.

Atualizado em 24/11/2017


O carpaccio de peixe é igualmente ou até mais saboroso do que o tradicional carpaccio de carne, uma iguaria original da Itália e composta de finíssimas fatias cruas de carne de boi. Esse prato, no entanto, foi adotado pela culinária japonesa, mas com algumas alterações, principalmente na carne, além da adição de um molho especialmente saboroso.

O carpaccio de salmão, por exemplo, leva um molho japonês semelhante ao ponzu, além de cebolinha picada. O melhor de tudo, no entanto, é que o prato é fácil e rápido de preparar, além de saboroso e muito nutritivo.

Ingredientes (porção para duas pessoas)

200 g de filé de salmão fresco e limpo
cebolinha picada (quantidade a gosto)
pimenta do reino branca (opcional e quantidade a gosto)

Para o Molho
1 colher (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de molho de soja (Shoyu)
suco de 1 limão
 sal à gosto

Modo de Preparo

1 Com uma faca apropriada, de preferência que seja bem afiada, divida a peça do peixe em dois retângulos, com largura de aproximadamente 4 cm. Depois corte cada uma delas em fatias bem finas. Obterá melhor resultado no corte se colocar a faca num ângulo de 90 graus.

2 Arrume as fatias sobrepostas em um prato raso de tamanho médio.

3 Em uma vasilha, despeje o azeite, o molho de soja, o suco de limão e mexa por alguns segundos, o suficiente para que se misturem.

4 Distribua o molho por cima das fatias de peixe.

5 Salpique o carpaccio com a cebolinha picada.

6 Depois, se preferir, polvilhe com um pouco de pimenta do reino branca.

Sobre os ingredientes
O salmão pode ser substituído por outro peixe, como namorado ou atum. Pode ainda ser preparado com dois ou três tipos de peixes, desde que sejam consistentes (não desmanche em razão do corte fino) e frescos.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Comentários

Deixe de comentário

*