Notícias

Bolsa de Tóquio quebra série de 4 quedas e fecha em alta

Foto: Aflo Images

A alta foi impulsionada por indicadores otimistas sobre criação de empregos nos EUA.

A Bolsa de Valores de Tóquio interrompeu uma sequência de quatro sessões consecutivas de queda para fechar em alta moderada nesta quinta-feira (9), um movimento gerado pelo otimismo nos mercados globais após divulgação de dados fortes sobre criação de empregos no setor privado dos EUA, o que pode impulsionar o dólar frente ao iene.

O índice Nikkei subiu 0,34% hoje na capital japonesa, a 19.318,58 pontos, interrompendo uma sequência de quatro pregões em baixa.

O indicador do mercado de trabalho dos EUA não apenas fortaleceu o dólar como deu novo impulso aos rendimentos dos Treasuries. Com isso, cresceram ainda mais as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) voltará a elevar juros na reunião dos próximos dias 14 e 15.

O maior otimismo com os EUA, assim como a perspectiva de juros mais altos e o enfraquecimento do iene, favoreceu ações do setor eletrônico em Tóquio nesta quinta. A fabricante de semicondutores Renesas Electronics teve robusta alta de 5,1%, enquanto a companhia de produtos ópticos Olympus avançou 3,7%.

De qualquer forma, incertezas sobre o ritmo futuro de aperto monetário nos EUA continuaram limitando os ganhos no mercado japonês.

Já a petrolífera Inpex caiu 1,2%, após os preços internacionais do petróleo sofrerem um tombo de mais de 5% na sessão de ontem.

Fonte: Jornal Estadão.

Comentários