Coreia do Norte fracassa em novo teste de míssil

O míssil tinha o Mar do Japão como alvo e explodiu pouco depois do lançamento.
Missil PAC 3 Foto Wikimedia Commons 900x600 21032016
Foto: Arquivo / Creative Commons

Os comandos militares dos Estados Unidos e da Coreia do Sul afirmaram que a Coreia do Norte lançou um míssil na manhã desta quarta-feira (22), mas que, aparentemente, o disparo foi malsucedido.

O Comando do Pacífico dos Estados Unidos informou que o projétil foi lançado a partir de Wonsan, no leste da Coreia do Norte, às 7h19 locais de quarta-feira (17h19 de terça-feira em Brasília). Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, o órgão afirmou que o míssil teria explodido em pleno voo, segundos após seu lançamento.

Por sua vez, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul afirmou que o lançamento ocorreu nas proximidades de um aeroporto em Wonsan e tinha o Mar do japão como alvo. A pasta disse que está analisando o disparo para determinar o tipo de projétil usado.

Um funcionário do Departamento de Estado americano declarou à emissora estatal japonesa ‘NHK’ que Washington vai “exortar Pyongyang a suspender atos provocativos que minam a paz e a estabilidade tanto na região como no mundo”.

Em 12 de fevereiro, a Coreia do Norte realizou um teste de lançamento de um míssil balístico de médio alcance baseado em terra nas proximidades de Kusong, em Pyongan-pukdo, província do noroeste do país. O projétil, que era uma versão melhorada de um míssil balístico lançado de submarino, caiu dentro do Mar do Japão.

Menos de um mês depois, em 6 de março, o regime do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, disparou quatro mísseis praticamente ao mesmo tempo, a partir de Tongchang-ri, em Pyongan-pukdo, também em direção ao Mar do Japão. Três projéteis, que seriam do tipo Scud-ER – com um alcance de mil quilômetros – caíram dentro da zona econômica exclusiva japonesa, que foi considerado como um exercício para um eventual ataque contra as bases americanas no Japão.

O regime norte-coreano está submetido a sanções da ONU por seus programas nuclear e balístico. De acordo com a agência de notícias ‘AFP’, até o momento, a Coreia do Norte não demonstrou nenhuma intenção de interromper os programas, ao mesmo tempo em que aspira desenvolver um míssil balístico intercontinental (ICBM) com capacidade de transportar ogivas nucleares e atingir o continente americano.

Total
0
Shares
Previous Article
Bolsa de Toquio em 22 03 2017 Foto NHK

Bolsa de Tóquio fecha na maior queda desde que Trump foi eleito

Next Article
Carne brasileira Foto Acrissul

Japão suspende importações de carne do Brasil

Related Posts